Citi revisa recomendações para metais e mineração e indica 3 ações

Uma ação recebeu recomendação de venda

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Os analistas do Citi realizaram uma conferência no Brasil que contou com a participação de quatro empresas de capital aberto do setor de metais e mineração: Vale (VALE5), CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4). Apenas a CSN recebeu recomendação de venda, enquanto todas as outras ações estão com recomendação de compra.

Sobre a Vale, os analistas afirmam que a companhia segue confiante de que os menores preços do minério de ferro, produto que é líder mundial de produção, são temporários e que a maioria dos produtores chineses podem manter os preços por menos de US$ 100/tonelada por no máximo mais seis meses.

Os analistas listam três principais justificativas para sua recomendação: O preço do minério de ferro no longo prazo pode ser maior que o consenso; os recursos minerais da companhia podem suportar um crescimento na produção; e a empresa é financeiramente segura, com minas de baixo custo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em relação às expectativas da Usiminas sobre seus resultados, os analistas falam que se esperam números estáveis, especialmente na parte de aço. Os custos devem crescer por conta dos maiores gastos com mão de obra. O segundo semestre do ano deve ser mais complicado por conta das fracas condições em setores chave.

Os principais fatores são a exposição ao crescimento secular do Brasil em aço plano; recuperação forte de lucros após um 2012 fraco; e uma estrutura industrial favorável no Brasil com apenas três produtores locais.

Já sobre a última recomendação de compra, a Gerdau, os analistas afirmam que a empresa é mais otimista em relação aos resultados no curto prazo, com crescimento de vendas na casa de 5% no próximo trimestre e exportações em melhor fase.

Continua depois da publicidade

A empresa está exposta à forte demanda de aços longos no Brasil; estrutura de indústria favorável no país; e melhor geração de caixa livre esperada.