3 dicas para os iniciantes investirem melhor na Bolsa

Uma das dicas é escolher bem a sua corretora

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Investir é uma das coisas mais importantes que se pode fazer com o dinheiro, mas para quem não tem conhecimento suficiente, pode acabar sendo um processo intimidador. No entanto, seguindo os passos corretos, pode não ser tão difícil assim conseguir bons resultados com as aplicações. O colunista Dan Caplinger do site Motley Fool lista três dicas que todo investidor deve saber para evitar erros bobos.

1 – Encontre o parceiro certo
Uma das decisões mais difíceis a serem feitas é escolher qual instituição financeira usar, afirma o colunista. A escolha implica em custos com taxas, no tipos de investimentos a que você terá acesso e de quanto serão seus retornos. Enquanto algumas instituições tentam ensinar e ajudar os investidores, outras transformam os investimentos em um processo mais difícil e tentam tirar vantagem dos clientes, fazendo com que eles percam muito mais dinheiro no longo prazo.

O colunista aponta que a melhor escolha para o longo prazo é por aquelas instituições que não cobrem taxas muito altas, e que ofereçam uma boa variedade de aplicações. Fundos e ETFs (Exchange Trade Funds) são uma boa opção para quem está começando, destaca Caplinger. Os ETFs são fundos passivos, que costumam apenas seguir índices, como o Ibovespa, por exemplo, reproduzindo a carteira teórica do índice e proporcionando diversificação para o investidor.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Ao escolher investimentos, comece com o básico
A maioria dos investidores sem muita experiência acredita que para ter um bom retorno investindo é preciso escolher ações e comprar ações individualmente. Mas o colunista aponta que isso não é verdade: milhões de investidores fizeram suas fortunas com ETFs e com fundos, e eles podem ajudar os iniciantes a compreender o mercado.

Esses dois investimentos trazem diversificação para quem tem pouco dinheiro para investir. Cada real investido vai para dúzias de ações, o que protege o portfólio contra eventos catastróficos que podem acontecer com determinada ação.

3 – Se mantenha com as ações mais seguras
Focar em ações menos voláteis pode ser uma movimento interessante. Caplinger aconselha a procurar papéis que tenham bom potencial no longo prazo e que não sofram tanto com o sobe e desce dos preços.

Continua depois da publicidade

Ações de empresas com boa geração de caixa e que distribuem altos dividendos costumam apresentar características menos voláteis. Um dos setores que apresenta maior estabilidade no longo prazo é o de utilidade pública- afinal, mesmo durante crises, as pessoas continuam consumindo energia elétrica e água, por exemplo.