Trader lista 5 dicas para quem quer se dar bem nos investimentos

Para o trader Carlos Episcopo, uma das dicas é investir em conhecimento

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Antes de começar a investir, um dos principais desafios dos brasileiros é conseguir fechar a conta no azul no final do mês, afirma o trader Carlos Episcopo. Com mais de dez no mercado e passagens como CEO em startups de alta tecnologia e wealth management, Episcopo afirma que a maioria dos investidores não nasceu milionário, mas conquistou isso ao longo do tempo. O trader explica os cinco passos para se dar bem nos investimentos:

1) Invista em conhecimento
A primeira das dicas é investir em conhecimento sobre o que quer fazer. “Em primeiro lugar, perder não fará você, nem ninguém, aprender. Estude, compre livros, faça cursos, debata com amigos que estão estudando o mesmo tema”, aconselha. Episcopo afirma que o investidor não pode entrar em uma operação pensando que pode se dar ao luxo de perder dinheiro caso ela não dê certo, “você não vai aprender nada”, assegura.

2) Crie uma estratégia
O trader afirma que é importante não só criar uma estratégia como também segui-la à risca. “Seja qual for seu perfil de investidor, moderado, agressivo, longo prazo, especulador, você vai precisar mais do que tudo de uma estratégia”, explica o especialista. Mas é importante resistir à tentação de ficar pulando de um investimento para o outro e se ater a forma de investimento que já havia sido determinada, uma vez que a estratégia inicial é aquela que o investidor já está acostumado, estudou e, consequentemente, tem as maior chance de sucesso.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3) Entenda o mercado
“Não adianta tentar comprar imóveis porque estão baratos, à beira de um colapso de crédito, bem como é uma péssima ideia vender dólares porque estão caros, se estamos entrando numa época de fuga de capital estrangeiro”, explica o Episcopo. Para o especialista, o conceito de “caro” e “barato” simplesmente não existe quando se trata de investimentos –  nada impede que algo que está muito caro suba mais ainda.

4) Limite as perdas
“Comandar significa limitar suas perdas. Respeitar sua estratégia original. Encerrar a operação no ponto de perda máxima que você deve ter definido muito antes de tirar uma boleta”, destaca o trader. Episcopo ainda afirma que não é uma boa ideia entrar em mercados de alto risco: “Deixe isso para os profissionais que precisam disso para viver. Saiba que, além de milhares de Q.I.s acima de 200 pontos, para cada um deles existem uns 400 robôs”, alerta.

5) Invista naquilo que mais conhece
O conselho do trader é que a pessoa invista naquilo que ela sabe bem como funciona, seja seu próprio negócio ou em sua carreira. “E se você for investir apenas e unicamente seus recursos sobressalentes, aqueles que você de fato não consegue alocar na sua atividade por qualquer motivo, então, e apenas nesse caso, não procure competir em conhecimento com os profissionais de mercado. Afinal, é disso que eles vivem. Procure quem conheça, de fato, aquilo em que você pretende investir”, finaliza.