As maiores altas e quedas do Ibovespa em outubro; veja as perspectivas para este mês

As maiores altas do índice em outubro foram da CSN (CSNA3), da B2W (BTOW3), da Eletropaulo (ELPL4), a Petrobras (PETR3), do Banco do Brasil (BBAS3)

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, fechou no positivo pelo quarto mês seguido, após um semestre inteiro de quedas, de janeiro a junho. O benchmark valorizou 3,66% em outubro, após altas de 1,64%, 3,68% e 4,66% em julho, agosto e setembro, respectivamente.

O mês de outubro ficou marcado na história da bolsa brasileira como o mês em que a OGX (OGXP3), companhia de petróleo do empresário Eike Batista, saiu de todos os índices aos entrar com um pedido de recuperação judicial. Em seu leilão de saída do Ibovespa, a ação chegou a ficar com um preço teórico de R$ 0,01. Na sexta-feira (01), em seu primeiro dia de negociação fora dos índices, a ação fechou em alta de 7,69%, a R$ 0,14.

Com a saída dos papéis da OGX, o Ibovespa passou a ser composto por 66 empresas e 72 ações. A exclusão da companhia também fez com que outra empresa do ex-bilionário assumisse a última posição do benchmark no mês, a MMX (MMXM3), com queda de 45,16%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As outras empresas que apresentaram as piores quedas do mês dentro do índice foram: a Marfrig (MRFG3), com queda de 24,79%, a PDG Realty (PDGR3), que desvalorizou 17,48%, a Gafisa (GFSA3), ao cair 15,36% e mostrando a longa má fase das construtoras, e mais uma do mundo X, a LLX (LLXL3), com queda de 14,78%.

Já no campo positivo, as maiores altas do índice em outubro foram da CSN (CSNA3), que subiu 28,86% devido à boa fase do setor e os resultados positivos e acima do esperado; da B2W (BTOW3), com alta de 18,21%, da Eletropaulo (ELPL4), que teve elevação de 16,96% com o movimento de zeragem do “Cash and Carry”, da Petrobras (PETR3), com alta de 15,21%, após o leilão do campo de Libra, e do Banco do Brasil (BBAS3), que subiu 15,09%.

Perspectivas
De acordo com Allan Soares, analista da Futura Investimentos, o momento é ótimo para o setor de siderurgia, que está passando por muitos avanços. “Aposto no setor inteiro para este fim de ano, tanto CSN quanto Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM3)”.

Continua depois da publicidade

Em relação à B2W, o especialista afirmou que a empresa está se recuperando de grandes quedas que sofreu no primeiro semestre, mas que tomaria muito cuidado com a ação, pois o setor inteiro está sentindo muito. “O bom desempenho é pelo movimento ruim dos primeiros seis meses do ano, ou seja, eu tomaria muito cuidado com ela, pois não é uma aposta segura”, alertou.

Sobre a Eletropaulo, Soares disse que a empresa vem se recuperando bem e tem tudo para melhorar. “É uma boa aposta, pois ela deve seguir em alta”, afirmou. Já sobre a Petrobras, segundo o analista, ela só está dando alegrias nos últimos tempos. “Ela esta merecendo ganhar um pouco. O mercado como um todo não gosta do reajuste atual, pois quando o governo quer segurar a inflação, segura o combustível e isso prejudica muito. Se ela apresentar uma proposta diferente no dia 22, com uma metodologia boa, vai ser muito positivo o resultado, afinal, ela apanhou muito no congelamento”, completou.

Por fim, sobre a alta do Banco do Brasil, o analista disse que o setor financeiro é o melhor da bolsa atualmente. “Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil e Bradesco (BBDC4) estão em sua máxima histórica. Bancos são uma boa pedida pra terminar o ano, principalmente com o aumento de juros, que está beneficiando muito o setor”, finalizou.