Como ficam os fundos indexados ao Ibovespa com a saída da OGX do índice?

O diretor do site Comparação de Fundos, Daniel Resende, ressalta que esses fundos terão de se readequar à nova composição

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O já esperado pedido de recuperação judicial da petroleira OGX, de Eike Batista, foi feito na tarde da última quarta-feira (30). Com isso, a empresa deixará de fazer parte do Ibovespa nesta quinta-feira, apesar de as ações continuarem sendo negociadas na Bolsa de Valores.

A saída da OGX deve aliviar um pouco a pressão sobre o principal índice da bolsa paulista. Segundo a Bloomberg, só em 2013 a petroleira foi responsável por ‘roubar’ 4.450 pontos do Ibovespa.

A pergunta de muitos investidores é: o que farão os fundos que têm como objetivo seguir o índice? O diretor do site Comparação de Fundos, Daniel Resende, ressalta que esses fundos terão de se readequar à sua nova composição.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os regulamentos [dos fundos] não são precisos, eles apenas dizem que o fundo deverá tentar reproduzir com a maior exatidão o índice Bovespa. Certamente os gestores desses fundos estão tendo uma dor de cabeça sem tamanho agora. Será inevitável que nos próximos dias ou semanas eles deverão zerar a posição em OGX”, afirmou.

De acordo com a BM&FBovespa, com a saída da empresa de Eike, o índice será rebalanceado e os 2,228% que pertenciam às ações ordinárias da companhia serão incorporados pelas outras ações. Isso quer dizer que os fundos devem vender suas posições em OGX e comprar mais ações das outras empresas que fazem parte do índice.

“Basicamente eles têm duas escolhas: colocar uma ordem no leilão vendendo tudo ao preço que for ou segurar um tempo e ir zerando. Qualquer uma das opções é ruim e esses fundos vão descolar do índice”, acredita Resende. Segundo ele, este descolamento acontecerá por conta da forte venda dos papéis pelos fundos

Continua depois da publicidade

“É inevitável que os fundos passivos descolem negativamente do índice, pois eles ainda terão vendas maciças (de OGXP3) e provavelmente o papel vai despencar – movimento que o índice não vai ter. Não sabemos se haverá mercado para tudo e muitos gestores podem segurar mais alguns dias essa posição, fazendo com que o descolamento permaneça por mais algum tempo”, acredita.

Além do Ibovespa, a OGX também deixará de fazer parte dos seguintes índices:

Índice Brasil – IBrX

Índice Brasil 50 – IbrX-50

Índice Brasil Amplo – IbrA

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – IGC

Índice de Governança Corporativa Trade – IGCT

Índice de Ações com Governança Corporativa – Novo Mercado – IGC-NM

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado – ITAG

Índice Small Cap – SMLL

Índice de Carbono Eficiente – ICO2

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip