OGX: Os riscos de operar notícias com o papel

A notícia de que a Vinci Partners iria comprar a OGX (OGXP3) fez o papel subir mais de 50%

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – É muito comum alguns investidores especuladores e imediatistas ficarem caçando noticias para comprar ações e ganhar grandes quantias em um ou dois dias. No entanto, é importante avaliar os riscos que esse tipo de operação pode trazer ao investidor.

Recentemente, dois casos que mexeram muito com o mercado foram alvos de investidores oportunistas, que se aproveitaram para comprar ações e vendê-las minutos depois com um bom lucro. Um deles foi com a notícia de que a Vinci Partners iria comprar a OGX (OGXP3), que fez o papel subir mais de 50%. O outro caso foi com o leilão do campo de Libra, que fez as ações da Petrobras (PETR4) subirem 5%.

De acordo com Pedro Galdi, analista-chefe da SLW, este tipo de forma de investir pode dar certo, mas o risco é alto. “O risco é especulativo. Para investir dessa forma é preciso conhecer o funcionamento, que é baseado no conceito: ‘sobe no boato, cai no fato’. Por exemplo, surge uma especulação de que o resultado do Bradesco virá acima do esperado, muitos compram o papel e ele sobe, mas na hora que sai o resultado, que realmente vem bom, o papel já subiu tanto que cai”, explicou.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo o especialista, apesar do risco, isso pode ser muito bom, mas só para alguns investidores que tenham o perfil certo. “Dá para fazer isso com qualquer papel, tem possibilidades o tempo todo, mas só indico isso para investidores arrojados e imediatistas, que estejam dispostos a perder a quantia investida em uma eventual ‘falta de sorte’. Esse jeito de investir não é melhor e nem pior que outros, só é mais arriscado”, finalizou.

Vale lembrar que o investidor que operar com notícias deve deixar a ganância de lado, pois se o plano era vender no mesmo dia após a alta e ele esperar um ganho maior no dia seguinte, pode perder todo o lucro e ainda ficar no vermelho, pois é comum as ações devolverem os ganhos no dia seguinte da alta expressiva, principalmente se o boato não for confirmado.