Analista da melhor carteira de agosto revela estratégias; “Fujo de micos”

"Meu único filtro é a liquidez. Eu fujo dos Micos, e acredito que o investidor deveria fazer o mesmo", afirmou Leandro Martins, analista da Walpires

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A carteira recomendada da Walpires foi a campeã no Ranking do InfoMoney no mês de agosto, com rentabilidade de 7,66%. Este resultado expressivo fez a corretora pular para a segunda posição no ranking anual, atrás apenas da Ágora/Bradesco. No ano, a rentabilidade acumulada da Walpires ficou positiva em 7,48%, ou 25,44 p.p. acima do Ibovespa. O analista Leandro Martins, responsável pela produção da carteira, contou as estratégias vencedoras da corretora na hora de selecionar os papéis.

De acordo com ele, a análise fundamentalista não ajuda o investidor em ações. “Em 2013, tivemos mais de 10 anúncios de balanços onde o preço seguiu direção contrária do resultado divulgado. Há muita pegadinha para os investidores em ações”, afirmou. “Meu único filtro é a liquidez. Eu fujo dos Micos, e acredito que o investidor deveria fazer o mesmo”, completou.

No entanto, Martins também alertou os investidores quanto à análise gráfica de ações. Segundo ele, há muita informação errada em livros e cursos. “A Análise Técnica é uma arte, e sua metodologia de análise deve ser simples e objetiva, e com isso, aplicar o racional e vencer o emocional. A maioria dos indicadores da análise técnica não é eficaz como o Estocástico, MACD, etc. É importante entender as formações gráficas, e interpretar a constante briga entre compradores e vendedores, para pegar carona com o lado mais forte”, explicou o CNPI.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

10 papéis, sete altas
Das 10 ações que compõe a carteira da Walpires, sete ficaram com resultado positivo no mês de agosto. Os papéis que mais subiram no período foram os da Gerdau (GGBR4), JBS (JBSS3), BRF (BRFS3), Klabin (KLBN4) e Tim (TIMP3), com elevações de 18,08%, 15,54%, 13,58%, 12,81% e 10,61%, respectivamente.

As ações que fecharam o mês em queda na carteira foram as da Ambev (AMBV4), Ultrapar (UGPA3) e Braskem (BRKM5), com desvalorização de 3,27%, 2,97% e 0,17%, respectivamente.

Martins afirmou que gosta de recomendar 10 ações em sua carteira. “Menos de 10 ações a carteira fica muito concentrada, onde incorre em riscos como fortes gaps de baixas na abertura. Mais de 10 ações fica difícil de acompanhar, como por exemplo, o malabarista com várias bolas, onde todas provavelmente irão cair”, finalizou.