3 ideias de investimento que podem colocar você em problemas

Quando bate volatilidade, de repente fica muito mais difícil de encontrar investimentos rentáveis para o seu portfolio

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Quando o mercado de ações está forte, não faltam ideias de investimentos para preservar e aumentar a sua riqueza. Mas, quando bate volatilidade e o mercado começa a cair, fica muito mais difícil encontrar aplicações rentáveis para o seu portfolio – muitas vezes, as estratégias que funcionaram tão bem anteriormente podem se tornar péssimas ideias.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

O articulista Dan Caplinger, do site The Motley Fool, ressalta que muitos investidores olham para seus lucros dos últimos  anos e fazem movimentos que funcionaram bem no passado. Infelizmente, há boas razões para acreditar que alguns desses movimentos não são tão seguros como podem parecer. Por isso, ele listou 3 ideias de investimento para mercados em queda que podem não funcionar tão bem na próxima crise.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

1. Ações com baixa volatilidade sempre são seguras
Comprar ações que oscilam menos do que o mercado em geral é uma estratégia de muitos investidores em momentos de forte volatilidade. Esses papéis tendem a ter um desempenho inferior durante grandes altas da bolsa, mas quando a economia começa a desacelerar, as ações dessas empresas tendem a não cair tanto.

No entanto, qualquer investimento está sujeito ao perigo quando fica muito popular, o que tem sido o caso de ações de baixa volatilidade nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

2. Títulos públicos sempre irão se mover na posição oposta do mercado de ações
Para muitos investidores, a reação instintiva quando as ações caem é a de comprar títulos do governo. Quando o mercado de ações começa a cair por causa das altas taxas de juros e começa a sufocar o crescimento econômico, essa estratégia funciona muito bem.

No entanto, desde que a crise financeira acabou, o mercado de ações conseguiu subir junto com os títulos, que continuaram tendo um bom desempenho. Da mesma forma, não há nenhuma garantia de que ações e títulos não vai cair em conjunto também.

3. As ações de dividendos são mais seguras que outras ações
Assim como as ações de baixa volatilidade, as ações de dividendos têm sido vistas como um remédio para todos os males pelos investidores. Caplinger aponta que, nos EUA, quando a taxa de retorno dos títulos atingiu níveis historicamente baixos , os investidores passaram em massa para ações de dividendos, para substituir a renda perdida.

Continua depois da publicidade

A renda que ações de dividendos produzem não ajuda a amenizar os impactos negativos dos mercados que estão se movendo para baixo. Além disso, Caplinger ressalta que algumas empresas norte-americanas conhecidas por pagarem altos dividendos cortaram a distribuição de proventos recentemente, o que serve como um lembrete de que você não pode depender apenas de ações para garantir uma renda periódica e segura.

Olhe à sua volta
Muitos investidores acreditam erroneamente que estas três ideias de investimento vão ajudar a proteger suas carteiras. Isso é possível, mas também é possível que eles falhem. Por isso, o autor diz que é importante analisar o portfólio com cuidado para ter certeza de que você não está confiando em ideias de investimento que não serão eficientes na próxima situação de grande estresse do mercado.