Setor de varejo deve sofrer com margens menores em 2013, diz gestora

Quest afirma que alta inflação é uma das causas da queda da receita das empresas do segmento

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – A gestora de recursos Quest Investimentos acredita que a receita do setor de varejo deve desacelerar neste ano, por conta da diminuição do crescimento da renda real (descontada a inflação) causada, em parte, por causa do aumento dos preços no 1º semestre de 2013. “Acreditamos que, devido aos custos mais elevados da ocupação de shoppings e aumento dos custos trabalhistas de forma geral, o setor deve sofrer com margens declinantes durante o ano ocasionando uma revisão para baixo das perspectivas de lucro líquido”, diz a Quest, em carta aos cotistas.

Dentro desse cenário, a gestora acredita que itens discricionários, como vestuário e eletroeletrônicos, sejam os mais afetados pela queda do consumo, em função da diminuição da renda real dos trabalhadores.

Além disso, a Quest elenca outro risco para o setor: o uso de crédito pelas varejistas. Apesar da alta inadimplência não ter se refletido no segmento em 2012, o risco persiste por 3 razões, segundo a gestora: à queda de juros nas instituições financeiras, ao incentivo de aumentar as vendas na loja através da concessão de crédito e ao declínio no crescimento da renda real. “Entretanto, os múltiplos do setor de varejo continuam altos, acima de 20x o preço pelo lucro projetado”, ressalta.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desempenho
O fundo Quest Ações FIC FIA teve alta de 1,91% em abril ante queda de 0,78% do Ibovespa. Já o fundo Quest Top FIC FIA valorizou 2,20% no mesmo período. Por último, o fundo Quest Small Caps FIC FIA teve alta de 1,26%, contra queda de 0,20% do índice small caps.