Vai começar na bolsa agora? Aprenda a escolher suas ações

Para entrar na bolsa, a primeira dica é estudar sobre o mercado e fazer cursos que ensinem sobre cada um dos tipos de análise

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A bolsa de valores não é só para especialistas, mas é importante estudar e entender um pouco mais sobre o mercado antes de decidir investir. Para quem pretende comprar ações por conta própria, a primeira dica é aprender. Leitura especializada e cursos específicos são fundamentais, de acordo com o educador financeiro do Instituto Dsop, Reinaldo Domingos.

“Antes de escolher o mercado de ações, é importante também identificar o seu perfil de investidor, afinal, se você se enquadrar em um perfil conservador, é melhor ficar longe da renda variável; Se encaixando no perfil moderado, pode até ser uma boa ideia, mas é bom ir com calma; Agora, enquadrando-se no perfil arrojado, a bolsa é o seu lugar”, explicou.

As primeiras ações
Segundo o educador financeiro, após fazer bons cursos e se dedicar com afinco ao estudo do mercado, é hora de abrir a sua conta em uma corretora e começar a aplicar os conceitos aprendidos para escolher suas primeiras ações.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Para comprar ações de uma empresa, você deve, primeiramente, conhecer bem os negócios dela e o seu ramo de atuação. Cada companhia tem as suas características, suas estratégias e seus negócios, que sempre estão diretamente ligados ao seu desempenho. Portanto, sem conhecer muito bem a atuação da empresa no mercado de trabalho, fica difícil de obter sucesso com o investimento. E isso vale também para as concorrentes da companhia escolhida”, alertou. “É importante frisar que essa técnica é mais utilizada para investimentos de longo prazo. Esse é o básico da análise fundamentalista”, completou Domingos.

Para quem pretende operar day trade (comprar ações de uma empresa e vendê-las no mesmo dia), a análise fundamentalista não é eficaz, pois se o objetivo é comprar papéis na baixa e vendê-los na alta, o conhecimento profundo da empresa não ajuda muito. Nesses casos, de investidores que visam o curto prazo, o mais indicado é a análise técnica, que visa a leitura e compreensão de gráficos por meio de técnicas que ajudam a “prever” os próximos movimentos da ação.

Diversificando a carteira
O educador também lembra que investir em apenas um segmento pode ser muito arriscado, afinal, qualquer crise no setor pode acarretar em uma perda muito elevada. “É importante diversificar muito os setores das ações investidas, pois nunca se deve depender de uma companhia, setor ou região. O investimento em diversos setores possibilita que uma crise em um deles seja compensada por um desempenho acima do normal de outro”, finalizou.