Saiba quando investir em ações pode ser uma “furada”

Investir em ações é muito "tentador" para diversas pessoas, porque passa a ideia de que é "dinheiro fácil", mas isso é errado e pode resultar em um grande prejuízo

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O investimento em ações pode ser uma boa alternativa, pois oferece diversas vantagens, como a de se tornar sócio e participar do crescimento de uma empresa. O mercado é conhecido por uma rentabilidade histórica superior às aplicações de renda fixa no longo prazo e ainda oferece praticidade e liquidez, sendo também uma maneira de colher os frutos do crescimento econômico brasileiro. No entanto, em algumas situações, o investimento pode se tornar uma “furada”.

Investir em ações é muito “tentador” para diversas pessoas, porque passa a ideia de que é “dinheiro fácil”. Fácil no sentido de não precisar de uma estratégia para ver o dinheiro crescer, o que, para os que pensam assim, pode resultar em um grande prejuízo, de acordo com a trader e investidora Adriana Feijó.

“Acredito que, antes de qualquer coisa, é fundamental que a pessoa que pretende investir seu dinheiro desenvolva uma filosofia de investimento, trace o seu perfil de investidor e que tenha conhecimento dos diversos tipos de investimentos que existem no mercado”, orientou.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por isso, nem sempre o investimento no mercado de renda variável é aconselhado, podendo se tornar uma grande “furada” com falta de informação e planejamento.

A pessoa que vai precisar usar o dinheiro em pouco tempo, por exemplo, não deve investi-lo em ações, afinal, como irá ter pouco tempo para aplicar o dinheiro, não conseguirá recuperar eventuais perdas, podendo assim acabar no vermelho.

Definir o seu perfil de investidor também é vital para começar a investir. “O indivíduo deve avaliar seu comportamento em situações de risco, ou seja, se tem um perfil ousado (mais agressivo), moderado ou conservador. É fundamental esclarecer que para se ter êxito como investidor não existe um perfil melhor ou pior, e sim uma estratégia muito bem definida e disciplina para segui-la.”

Continua depois da publicidade

Segundo a trader, pessoas que têm aversão ao risco não devem se aventurar no mercado de ações, porque sentirão um desconforto imenso com a volatilidade do mercado e tenderão a fechar suas posições em momentos desapropriados, podendo levar a grandes prejuízos financeiros e até emocionais, que podem prejudicar o sono e a saúde.

Vale ressaltar que, no mercado de ações, é comum que as operações sejam negativas, ou seja, resultem em prejuízo – por isso é um mercado de risco. O fundamental para sobreviver nesse segmento é estabelecer o manejo de risco, ou seja, definir um percentual de perda máxima caso a operação não evolua positivamente.

Outro caso no qual o investimento pode acabar dando errado é quando o investidor não entende sobre o que está fazendo. Muitas vezes uma pessoa compra papéis baseado na opinião ou indicação de amigos e parentes ou simplesmente porque o preço está subindo, sem saber o que significa aquela compra ou o que ela pode ocasionar. É preciso estudar e entender para investir em ações.

Continua depois da publicidade

“Lembre-se, não existe nada fácil na vida, muito menos “ganhar dinheiro fácil com ações”. Trabalhar com renda variável, na minha experiência, requer muito estudo, habilidade, controle emocional e disciplina. O investimento em ações deve ser encarado como uma profissão, e não como um jogo qualquer”, completou Adriana.