“Ações são os ativos que mais gostamos atualmente”, diz gestor de multimercados

Para a gestora Effectus, ações que se beneficiem do crescimento chinês são interessantes

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado acionário ainda não deu sinais de recuperação muito definidos no Brasil. Ainda assim, muitos gestores e investidores experientes veem neste tipo de aplicação uma boa oportunidade de investimento atualmente. Em carta mensal enviada aos cotistas, a os gestor do fundo Effectus Macro FIM, da Effectus, disse que prefere as ações às outras alternativas de investimento.

“Ações são os ativos que mais gostamos devido à uma melhora no ambiente global”, diz a carta mensal da Effectus. “Gostamos de ações que se beneficiem de um bom crescimento chinês, uma taxa de câmbio depreciada, e em setores nos quais o governo não deva interferir”, continua o gestor.

Já sobre o mercado de juros, a gestora iniciou uma pequena posição tomada em taxas de juros de 5 anos. “Se de um lado temos uma atividade ainda patinando, do outro temos uma inflação rodando acima de 5,5% aa. Imagine se a economia voltar a crescer?”, questiona.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cenário econômico
Na visão da Effectus, os três grandes riscos para 2012 eram a desaceleração acentuada da economia chinesa, a ruptura na zona do euro e um crescimento muito baixo nos Estados Unidos. “Nenhum se configurou, e na nossa visão, os dois primeiros estão tendo um final feliz”, pontuam.

No caso dos EUA, eles ressaltam que uma redução significativa dos incentivos fiscais do governo norte-americano podem culminar em uma recessão da economia dos EUA a uma recessão, causando impacto significativo na economia global. “Acreditamos que teremos aqui também um final feliz, com um certo risco de as discussões políticas adentrarem em 2013, causando um pouco de instabilidade aos mercados, mas o bom senso deve prevalecer”, dizem.

Já na economia brasileira, eles ressaltam o problema da falta de reformas e a intervenção do governo em diversos setores, que tem gerado a desconfiança dos empresários e investidores.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip