HRT e Tecnisa entram na carteira small caps da Empiricus para outubro

Corretora cita valor negligenciado pelo mercado para petrolífera e valor depreciado da Tecnisa; as duas entraram no lugar da Helbor e Positivo

Gabriella D'Andréa

Torre de petróleo em North Dakota, nos Estados Unidos

Publicidade

SÃO PAULO – A Empiricus Research revelou sua carteira small caps recomendada para outubro, trazendo duas alterações frente ao mês anterior. As ações da Helbor (HBOR3) e da Positivo (POSI3) deixaram o portfólio, enquanto entraram na carteira os papéis da HRT (HRTP3) e Tecnisa (TCSA3).

Além disso, o portfólio traz uma operação de long & short com ações de Eucatex (EUCA4) e Duratex (DTEX3), recomendando ao investidor que ele fique “long” (comprado) em Eucatex e “short” (vendido) em Duratex.

A equipe de análise da Empiricus justifica a saída da Helbor por conta do valuation esticado frente a outras opções mais baratas no segmento. Já a Positivo saiu devido ao aumento na concorrência do setor, à demora para colher os frutos da reestruturação e à frustração do negócio com a Lenovo, o que atrapalhou a performance dos papéis.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto isso, a entrada das ações da HRT e Tecnisa ocorreu devido ao valor negligenciado nos ativos da petrolífera, a despeito do risco embutido. “Já no caso da incorporadora, apontamos para um subapreçamento das ações (que negociam abaixo do valor de liquidação e do valor de mercado), vislumbrando ganho de momentum a partir dos lançamentos do projeto Telefónica”.

Veja mais: Carteira da Gradual foi a campeã de setembro no ranking InfoMoney

Carteira de setembro
No mês de setembro, o portfólio Small Caps da Empiricus apresentou avanço de 1,88%, frente à alta de 3,70% do Ibovespa no mesmo período. No acumulado do ano, a carteira da casa de research apresenta desempenho negativo de 0,62%, enquanto o benchmark da bolsa brasileira recua 11,29%.

Continua depois da publicidade

“O resultado de setembro acabou sendo prejudicado pela depreciação dos ativos de ALL, Helbor e Positivo no período. Das três, a única que continua na carteira é a companhia logística, cujo valuation ainda não incorpora FCF positivo a partir de 2013 e os novos desdobramentos relacionados à mudança de marco regulatório no setor”, justifica.

Confira a carteira small caps da Empiricus para setembro:

Carteira Small Caps – Empiricus
Empresa Ticker
Abril Educação ABRE11
ALL ALLL3
Ecorodovias ECOR3
Grendene GRND3
HRT HRTP3
JHSF JHSF3
Tecnisa TCSA3
M. Dias Branco MDIA3
Banco Panamericano BPNM4

Eucatex (long)

Duratex (short)

EUCA4

DTEX3