Ações de consumo, cíclicas, de valor: conheça as suas características

Ações de consumo, por exemplo, se beneficiam de forma direta do aumento da renda da população

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas pessoas desconhecem, mas as ações possuem diferentes características dependendo do setor de atuação e do tipo de empresa que as emite. Existem ações que têm uma característica cíclica, por exemplo, pois em determinados períodos elas possuem um desempenho melhor, dependendo de algum fator sazonal. Também existem as ações de consumo, emitidas por empresas que se beneficiam de forma direta do aumento da renda da população.

Veja abaixo as principais características das ações:

Ações Cíclicas
Ações cíclicas pertencem a empresas que possuem números de demanda e oferta cíclicos. Em algumas épocas do ano a demanda aumenta, mas a oferta não acompanha esse movimento, fazendo com que o produto ofertado fique mais caro, o que reflete positivamente no preço das ações. Assim, o objetivo do investidor costuma ser comprar os papéis no período de alta do preço do produto e vender quando esse valor recua.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A compra de ações dessas empresas no início do ciclo de alta do preço de seus produtos e a venda desses papéis no início do ciclo de baixa do preço é determinante na rentabilidade da operação. Mas pode ser difícil antecipar-se a estes ciclos” aponta a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), por meio do site “Como Investir”.

Ações de Consumo

Essas ações são de empresas que se beneficiam de forma direta do aumento da renda da população. “O desempenho dessas ações está ligado ao ciclo salário, emprego e renda”, diz a Anbima. Sendo assim, esses papéis costumam se valorizar quando a economia está mais aquecida e têm um desempenho pior quando o país passa por períodos de estagnação econômica.

Empresas de varejo, alimentos, vestuário, bens de consumo, entre outras, estão presentes nesta classificação.

Ações de Crescimento
As ações de empresas presentes neste grupo necessitam de investimentos constantes, a fim de financiar a expansão do negócio.

Normalmente, ações deste tipo pertencem a companhias que estão na fase inicial dos negócios e que precisam utilizar todos os recursos possíveis para crescer. O fato do lucro ser quase todo reinvestido na própria empresa faz com que sobre pouco para distribuir entre os acioniastas minoritários, resultando em um pagamento de dividendos muito baixo.

Ações Exportadoras
A principal característica das empresas exportadoras é que grande parte da receita está em moeda estrangeira. Portanto, ações dessas companhias são recomendadas em tempos de desvalorização cambial ou de recessão no mercado interno.

Como este tipo de ação possui sua rentabilidade relacionada à cotação de uma moeda estrangeira, ela é considerada um hedge (proteção) contra a alta da moeda em questão. “Mas cuidado, pois as receitas de empresas exportadoras também dependem dos preços de seus produtos no mercado internacional, não apenas da cotação da moeda estrangeira”, alerta a Anbima.

Ações de Valor

Ao contrário das ações de crescimento, as de valor atuam em empresas com valor de mercado, isso é, que já estão consolidadas em seu segmento e que fazem parte de setores mais maduros.

Por terem uma necessidade menor de reinvestimento, elas podem estabelecer uma política de distribuição de lucros agressiva, sob a forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.