sugestões

Ações: 4 estratégias que podem dar resultado em 2013

Com o cenário para o mercado de ações mais otimista, investir em large caps pode ser uma boa alternativa para o próximo ano

SÃO PAULO – Muitos investidores acreditam que 2013 será um ano mais positivo para o mercado acionário. Com a melhora gradual da economia mundial, boas perspectivas vêm se desenhando para este ano, tanto no Brasil quanto lá fora. De olho neste cenário mais claro, o site Market Watch publicou alguns movimentos que o investidor pode fazer em sua carteira no ano que se inicia.

Confira algumas sugestões do site:

1ª – Olhe para as large caps
Depois de um ano em que as small caps foram o grande destaque, 2013 será o ano das grandes. “Quanto maior melhor”, afirma o diretor-gerente da Dearborn Partners, Paul Nolte. A analista técnica do Bank of America Merrill Lynch, Mary Ann Bartels, também disse recentemente em relatório que as empresas de maior porte devem ficar no radar dos investidores este ano. “As 50 maiores empresas em valor de mercado dos EUA estão revertendo uma tendência de baixa que estava em vigor desde 2000”, aponta.

PUBLICIDADE

No Brasil, grandes empresas exportadoras também começam a dar sinais de melhora com a alta das commodities e a gradual melhora da economia internacional, especialmente a China.

2ª – Empresas de alta qualidade
Com “empresas de alta qualidade” o site quer dizer empresas grandes com boa saúde financeira e com lucros visíveis. Se tiver bons dividendos, melhor ainda. “Os líderes das empresas com balanços transparentes e que atuam em uma ampla variedade de setores vão se classificar bem na escala de qualidade”, pontua a estrategista do Bank of America Merrill Lynch, Savita Subramanian.

Qualidade mais crescimento é igual a estabilidade, acrescenta Brian Belski, estrategista-chefe de investimentos da BMO Capital Markets. “Quando as coisas tornam-se incertas, os investidores tendem a colocar um valor mais alto em áreas do mercado de entrega de resultados consistentes”, observou o estrategista em um recente relatório de pesquisa.

3ª – Crescimento dos dividendos está compensando
As ações de dividendos valem muito a pena, segundo especialistas. De acordo com o MarketWatch, os investidores devem focar no tipo de negócio da empresa e não apenas no rendimento, pois uma empresa com bom yield em determinado período pode ter uma má gestão e um dividendo perigoso no longo prazo.

Portanto, não basta olhar para o dividendo pago no último mês. O mais importante é estar atento ao histórico de crescimento dos dividendos da companhia, para ver aquelas que geram um bom retorno aos acionistas ao longo do tempo e que tendem a continuar oferecendo por muitos anos.

4ª – Recuperação chinesa
Estrategistas da Russel Investments enxergam que a China deverá se recuperar bem este ano, com um crescimento de 8%. E não é somente o C dos BRICs que deve retomar suas atividades. Conforme apontam especialistas, os países emergentes como um todo devem voltar a crescer em um ritmo gradual.

PUBLICIDADE

Considerando que a China é um grande importador de minério de ferro e grãos como a soja, além de outras matérias-primas brasileiras, ficar de olho em empresas que exportam esses produtos deve render bons frutos nos próximos meses.