Reversão de tendência

Aberdeen e UBS apostam em ações de valor de mercados emergentes

Índice MSCI para ações de valor de mercados emergentes está perto de compensar as perdas do ano depois da queda em março para o menor nível desde 2009

arrow_forwardMais sobre
ações alta índices bolsa stock mercado
(Shutterstock)

(Bloomberg) — Ações de valor de países em desenvolvimento podem ganhar destaque.

Como o avanço das vacinas alimenta o otimismo de que o retorno à normalidade irá sustentar a recuperação econômica global, a Aberdeen Standard Investments e a UBS Global Wealth Management dizem que o desempenho das ações de valor vai superar o de papéis do setor de crescimento. É um bom sinal para as chamadas ações da velha economia, as quais investidores venderam durante o choque inicial da pandemia, disse Nick Robinson, que administra cerca de US$ 30 bilhões em ações de mercados emergentes na Aberdeen, em Londres.

“O que vemos é a reversão de algumas tendências que tivemos na maior parte do ano”, disse em entrevista. “As ações da velha economia se saem melhor, em parte porque, com uma vacina, o futuro não chega tão rápido quanto chegava com os lockdowns.”

Banco Bradesco e China Resources Land estão entre as empresas com valuations mais baixos, disse Robinson. Ele também gosta do Sberbank, da Rússia, já que o país se beneficia da recuperação dos preços do petróleo.

O índice MSCI para ações de valor de mercados emergentes está perto de compensar as perdas do ano depois da queda em março para o menor nível desde 2009, segundo dados compilados pela Bloomberg. Por outro lado, um índice semelhante para ações de crescimento de países em desenvolvimento subiu mais de 23% no acumulado do ano, apesar da onda vendedora anterior.

Ações de valor de países em desenvolvimento também podem receber impulso diante do desconto de 75% da relação preço da ação/valor patrimonial em comparação com papéis de crescimento, de acordo com Alejo Czerwonko, diretor de investimentos de mercados emergentes para as Américas da UBS Wealth Management, em Nova York. A empresa espera que os lucros de setores de valor, como financeiro, energia, matérias-primas e imobiliário, aumentem com a recuperação global, escreveu em relatório.

É possível operar com apenas R$ 25? Analista mostra como fazer primeiro trade, bater metas de ganhos diários e controlar riscos. Inscreva-se de graça!