Quase 200% do CDI

A renda fixa perdeu a graça, diz sócio da Bahia Asset

Para Marcelo Mendes, o preço das ações brasileiras ainda reflete o ciclo de juros baixos, favorável á bolsa. Ele será um dos palestrantes da Expert XP 2019

SÃO PAULO –  O Bahia Maraú é um dos fundos multimercado mais rentáveis do país. Desde que foi lançado, no fim de 2012, rendeu 148,5%, o equivalente a 172% do CDI. No primeiro semestre deste ano, o retorno beira os 200% do CDI.

Quase metade da rentabilidade de 2019 se deveu ao acerto dos investimentos em renda fixa, aproveitando a queda dos juros no Brasil e no exterior.

Agora, porém, os gestores acreditam que não há mais tanto espaço para ganhar na renda fixa. “Não estamos mais vendo graça nesses ativos”, diz Marcelo Mendes, sócio da Bahia Asset Management. Responsável pelo Maraú e por outros seis fundos, a casa tem R$ 22 bilhões sob gestão.

PUBLICIDADE

Os maiores investimentos da Bahia Asset estão atualmente concentrados na bolsa. Na visão de Mendes, o preço das ações “ainda não reflete o cenário de juros baixos por um período mais longo”. “A queda dos juros não foi totalmente transmitida para o mercado acionário”, afirma.

Crescimento de 4%

Ao analisar a paralisia da economia local, o gestor ressaltou que o maior problema do país é de confiança, algo que a reforma da Previdência poderá resolver. Confiante na aprovação da reforma, ele acredita que, depois disso, o país pode crescer “acima de seu potencial por algum tempo”.

“Os juros baixos, o aumento da confiança e o fato de muitas empresas terem capacidade ociosa são condições que podem fazer a economia crescer sem inflação e acima do potencial”, diz. Para ele, a expansão do PIB no quarto trimestre deve chegar a 4% e, em 2020, deve ficar em 3% — isso, claro, considerando que a reforma será aprovada.

Quer saber mais sobre o que Marcelo Mendes pensa, e onde está investindo? Ele será um dos palestrantes da Expert XP 2019, que começa na próxima quinta-feira, em São Paulo.

No primeiro dia do evento, 4 de julho, exclusivo para assessores de investimento, Mendes participará de um painel com os gestores Carlos Woelz, da Kapitalo, e Bruno Marques, da XP – que será transmitido ao vivo no InfoMoney, a partir das 16h30.

Confira aqui a programação completa da Expert XP aberta ao público.

PUBLICIDADE

Invista em alguns dos principais fundos do mercado: abra uma conta gratuita na XP.