7 lições dos antigos babilônios para você investir melhor

Muito do que conhecemos hoje em dia sobre como investir vem desde a antiga Babilônia

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos dos princípios básicos de investimentos e finanças que conhecemos vem desde milhares de anos atrás. Os babilônios, que residiam aonde hoje é o Iraque, já sabiam como fazer seus rendimentos se multiplicarem através de simples atitudes. E é exatamente isso que a obra “O homem mais rico da Babilônia” de George S. Clason mostra a todos.

Através de 7 simples passos, essa antiga sociedade ensina modernas atitudes que podem fazer muita diferença no futuro, quando o investidor precisar realizar os lucros de suas aplicações. Confira-os:

1º – Comece a fazer seu dinheiro crescer
Uma dica que costumamos ouvir desde pequenos, quando nossos pais estão de olho em nosso futuro é: sempre separe uma parcela da sua renda. Esse ensinamento vem desde muito antes. Os babilônios costumavam guardar cerca de 10% de suas rendas e depois de acumular uma quantia, investiam naquilo que acreditavam ter boa rentabilidade.

Continua depois da publicidade

2º – Controle seus gastos para aplicar mais
Muitos dos nossos gastos são supérfluos. Por isso, a lição dos babilônios é listar aquilo que é necessário e o que é apenas desejo. Dessa forma, o investidor terá um maior controle de suas contas e no final do mês sobrará mais dinheiro para investir.

3º – Multiplique seus rendimentos
Só guardar dinheiro não resolve nada. Para vê-lo crescer é preciso procurar uma aplicação que se encaixe no seu perfil. “Ponha cada moeda para trabalhar de modo que possa reproduzir-se como algodão nos campos e trazer-lhe lucro, um rio de riqueza fluindo constantemente para dentro de suas bolsas”, conforme relata o livro.

4º – Proteja seu investimento contra perdas
Antes de aplicar seu dinheiro em um investimento, conheça o histórico da instituição em questão e veja se ela tem experiência no ramo. Também não tente investir sem aconselhamento, caso não tenha conhecimento sobre o mercado.

“Consulte homens experimentados. Siga a opinião daqueles que lidam habitualmente com dinheiro. Deixem que o tirocínio deles proteja seu tesouro contra os investimentos de alto riscos”, afirma o autor em sua obra.

5º – Faça do lar um investimento lucrativo
Antes de realizar um investimento, veja como anda sua situação financeira. De nada adianta aplicar seu dinheiro, caso haja dívidas para serem quitadas. Em primeiro lugar, é imprescindível estar com todas as contas em dia.

6º – Assegure uma renda para o futuro
Em outra palavras, garanta uma boa aposentadoria. Em algum momento, o investidor não terá mais renda para aplicar, e será o momento em que ele irá começar a realizar alguns lucros. Os babilônios costumavam investir em imóveis, mas hoje em dia também é possível aderir a um plano de previdência privada.

Continua depois da publicidade

7º – Aumente seu conhecimento para ganhar mais
Em seu último conselho, o livro afirma que todo investidor deve ter, antes de tudo, um objetivo. Só dessa maneira ele conquistará aquilo que deseja.

“Assim, o último e sétimo remédio para a falta de dinheiro é cultivar suas próprias aptidões, estudar e somar conhecimentos, tornar-se mais habilidoso e agir sempre respeitando a si mesmo. Dessa forma, adquirirá suficiente autoconfiança para realizar seus mais acalentados desejos”, conclui o livro.