3 gestores em 1: fundador da Miles explica lucro de 31% em 12 meses

Fabiano Custódio, convidado do programa Papo com Gestor desta semana, conta como ser investidor de valor e trader lhe permitiu ganhar com a venda e com a compra de Petrobras no mês de maio, com a greve dos caminhoneiros

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Idade não é parâmetro para qualidade. É o que mostra a Miles Capital, asset que com menos de dois anos de vida já tem chamado a atenção dos investidores de fundos de ações pela performance acima de 30% dos dois fundos da casa nos últimos 12 meses: o fundo ‘long bias’ Miles Acer (31,04%) e o long only Miles Virtus (33,16%). No mesmo período, o Ibovespa subiu cerca de 16%.

Apesar da casa ter menos de dois anos, Fabiano Custódio, um dos fundadores da Miles e atual ‘portfolio manager’, atua no mercado desde 2004, como passagens como analista de sell side, tesouraria e gestor de grandes instituições.

Ter atuado nestas três áreas diferentes, juntamente com o fato de ter montado um time de analistas bastante técnico abaixo dele, são os fatores que Custódio atribui ao conforto em não ter uma única estratégia em seus fundos e ‘girar a chavinha’ sempre que quiser montar uma posição mais fundamentada no longo prazo ou então fazer uma operação com ‘cabeça de trader’.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O mercado brasileiro é cheio de cenário binários. Ter apenas uma estratégia dentro do fundo é incompleto. Nós temos estratégias de valor (com view mais de longo prazo), mas é interessante completar essa com outras estratégias. Dentro de um mesmo fundo nós fazemos estratégia de tesouraria (curto prazo, juro, fluxo), long & short e de valor – e isso também é importante para o dia a dia”, diz o gestor.

Durante a entrevista (veja o vídeo completo acima), ele utilizou as estatais para dar exemplos de investimentos que deram um ótimo retorno na Miles tanto em estratégias de valor quanto naquelas de curto prazo.

Dentre as posições de valor, ele citou as utilities Copasa e Sabesp. Mas é no trade técnico que está o caso mais emblemático do gestor, com as ações da Petrobras: Custódio conta que chegou a ter 15% do fundo comprado em Petrobras até o começo de maio, pouco antes da “greve dos caminhoneiros”; quando percebeu que as paralisações teriam consequências mais graves do que o esperado, ele não só zerou a compra em Petrobras como ‘virou a mão’ e passou a ficar 8% do fundo vendido na estatal.

Continua depois da publicidade

A assertividade desta estratégia fica nítida na performance do fundo em maio: enquanto o Ibovespa caiu 10,87% em maio, a cota do Miles Acer teve queda de 2,62%.

Tanto o fundo Long Bias (Miles Acer) quanto o Long Only (Miles Virtus) estão entre as melhores performances de 2018 na plataforma de fundos da XP Investimentos. Aos interessados em tornar-se cotista dos fundos, um recado importante: o Miles Acer estava fechado para aplicação, mas um ‘feeder’ foi criado para replicar sua estratégia, mas esse veículo deve fechar nas próximas semanas, diz o gestor.

A aplicação mínima inicial é de R$ 5 mil. Para investir, clique aqui e abra uma conta na XP – é de graça!

Continua depois da publicidade

Agora você pode acompanhar o Papo com Gestor também no Spotify! Clique aqui para ouvir o programa ou faça o download pelo player abaixo: