3 coisas estúpidas que as pessoas fazem com dinheiro (e 6 ideias inteligentes para aplicar)

Cuidar das finanças é algo que qualquer pessoa deve fazer para viver melhor

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – As pessoas sempre acham que estão tomando as decisões de finanças mais sábias do mundo. Acham que aplicam bem seu dinheiro e que fazem excelentes escolhas, mesmo que isso não seja verdade. A colunista do Business Insider Sophia Bera listou várias coisas incrivelmente estúpidas que as pessoas fazem com dinheiro o tempo todo e o InfoMoney compilou três delas a seguir e seis coisas para fazer ao invés disso.

1 – Sacar dinheiro das contas de aposentadoria
Se você tem um fundo de pensão, plano de previdência, ou qualquer outro investimento focado na aposentadoria, não saque ele em caso de necessidade. Lembre-se: essa aplicação é para ter uma vida mais plena ao parar de trabalhar. Se você de fato precisar sacar, certifique-se que essa é a única opção viável e não faça isso por motivos fúteis.

2 – Dar dinheiro para pessoas queridas enquanto está com problemas financeiros
Muitas famílias têm a expectativa de que os mais velhos serão ajudados financeiramente pelos mais novos. E, realmente, é muito bom que as pessoas possam se ajudar em tempos de necessidade. Mas é importante ser realista sobre com quanto você pode ajudar os outros. Antes de dar o dinheiro para pessoas queridas, calcule bem o quanto você precisa para cobrir suas contas, dívidas e poupança para metas de longo prazo. Se sobrar algum dinheiro, você pode pensar em ajudar outras pessoas.

Continua depois da publicidade

3 – Pensar que comprar uma casa é um excelente investimento
Pare de acreditar nesse mito. Uma casa é um lugar para se viver e não necessariamente uma fonte de investimento. Nos EUA, historicamente, o preço de imóveis anda em linha com a inflação. No Brasil, o momento atual é de quedas no mercado imobiliário. Claro que você pode lucrar com uma casa ou ter renda com seu aluguel, mas é possível conseguir fazer seu dinheiro render muito mais sem imobilizá-lo e com menos riscos em outras aplicações financeiras.

6 coisas para fazer ao invés disso
A colunista ainda aponta seis coisas inteligentes para fazer com seu dinheiro ao invés desses erros: sabia quanto você ganha e onde você gasta seu dinheiro; ajuste seus gastos de acordo com seus valores e prioridades; não ignore assuntos assustadores como renegociação de dívidas; construa patrimônio acumulado; poupe para a aposentadoria; pare de olhar e invejar as fotos de seus amigos no Instagram.