Publicidade
SÃO PAULO – Investir na bolsa de valores tem inúmeras vantagens para aqueles que sabem o que estão fazendo. Apesar do risco inerente ao mercado de renda variável, no longo prazo, o investimento em ações historicamente se mostra uma das melhores opções. Pensando em listar lições importantes para os investidores, o colunista do site The Motley Fool, Morgan Housel, elencou pontos sobre os quais todo investidor deveria refletir. O InfoMoney selecionou alguns tópicos:
1º – O valor intrínseco do mercado de ações aumenta, em média, cerca de 1% a cada seis semanas. Isso é o que você vai ter em longo prazo. O resto é ruído.
2º – Diversos estudos acadêmicos mostram que aqueles que realizam mais transações têm os menores retornos do que aqueles que “compram e seguram” o ativo.
Não perca a oportunidade!
3º – O melhor período de três anos para se ter ações foi durante a Grande Depressão. Outro bom momento foi o período de três anos, a partir de 2009, logo depois da economia dos EUA enfrentar graves problemas.
4º – O economista Alfred Cowles descobriu em suas pesquisas sobre previsões um analista muito popular que tinha fama de acertar muitas previsões no início do século XX. No entanto, em suas pesquisas, ele notou que de 90 previsões, ele acertou 45 e errou 45 – exatamente a metade.
5º – 90% do sucesso de Warren Buffett pode ser explicado por três razões: paciência, juros compostos e tempo.
Continua depois da publicidade
6º – Todas as bolhas começam com uma ideia racional que é levada ao extremo irracional. É por isso que tantas pessoas se apaixonam por elas.
7º – O tempo que você mantém o investimento vai ser provavelmente o fator mais importante para determinar o sucesso da sua aplicação.
8º – Havia 272 empresas de automóveis em 1909. Através da consolidação e do fracasso, três chegaram ao topo, duas das quais foram à falência. Distinguir uma tendência promissora e um investimento vencedor são duas coisas muito diferentes.
9º – Você não tem obrigação de ler ou assistir notícias financeiras. E caso você faça, não tem nenhuma obrigação de levá-las a sério.
10º – Quando você tem uma boa ideia, saia da sua ‘zona de conforto’ e converse com alguém que discorda dela. Na pior das hipóteses, você continuará discordando deles. No entanto, frequentemente, você vai ter uma outra perspectiva que pode ser valiosa.
11º – Movimentos diários do mercado são dirigidos por pessoas com horizontes de curto prazo. Portanto, se você é um investidor de longo prazo, eles não fazem nada a seu favor. Ignore-os.
Continua depois da publicidade
12º – Antes de acatar tudo que um consultor financeiro está dizendo para você fazer, procure entender o que ele fala e se realmente faz algum sentido seguir seus conselhos.
13º – As empresas que têm relações antagônicas com seus reguladores provavelmente não beneficiarão seus acionistas no longo prazo. As companhias Bear Stearns e Lehmann Brothers, por exemplo, lutaram muito para conseguirem utilizar mais alavancagem. E isso fez com que quebrassem.
14º – Lembre-se do que o professor da Wharton School of the University of Pennsylvania, Jeremy Siegel, diz: “Você nunca perdeu dinheiro em ações ao longo do período de 20 anos, mas você dizimou metade do seu portfólio em títulos (após a inflação). Então, qual é o ativo mais arriscado?”.
Continua depois da publicidade
15º – As pessoas falam sobre médias de mercado, mas os mercados raramente operam perto das médias. Ações estão normalmente oscilando entre muito desvalorizadas ou sobrevalorizadas, normalmente com volatilidade. O meio termo no qual pensamos como sendo “normal” é uma raridade.
16º – A melhor companhia do mundo com a gestão mais inteligente pode ser um péssimo investimento se comprado a um preço errado.
17º – A questão mais importante sobre investimento que você precisa perguntar a si mesmo é: “Para quanto tempo estou investindo?”. O modo como você responde a isso pode mudar sua perspectiva sobre tudo.