Representante dos minoritários da OGX envia carta a Eike; confira na íntegra

Comunicação entre empresa e acionistas, venda de ações da OGX feitas pelo próprio Eike e criação do conselho fiscal são os pontos abordados por Willian Magalhães

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – No começo de julho, acionistas minoritários da OGX Petróleo (OGXP3) começaram a se movimentar em busca de melhorias para a petrolífera de Eike Batista. Entre reuniões realizadas em diferentes cidades, esse grupo de investidores tem buscado maior representatividade no conselho de administração do grupo e a criação de um conselho fiscal para controlar as despesas e – quem sabe – recuperar parte do valor de mercado perdido pela empresa nos últimos meses.

Quase 2 meses depois da primeira reunião realizada em São Paulo, o acionista Willian Magalhães, representante do grupo “Minoritários da OGX”, tornou pública a carta enviada por ele ao acionista controlador da empresa, Eike Batista. O documento começa “cobrando” o controlador pela ausência na reunião marcada em junho e destaca que o objetivo é “oficializar a preocupação pelas ações tomadas pela empresa nos últimos meses”. Em cima desse ponto, ele aborda três questoes: a forma de comunicação entre empresa e acionistas; a venda de ações da OGX feitas pelo próprio Eike; e à instalação no conselho fiscal da petrolífera.

Desde a sua primeira reunião realizada em São Paulo, Magalhães tem colecionado alguns bons progressos, entre eles a criação de um fundo de investimento em parceria com a SLW Corretora exclusivamente para investir em OGX – e com isso ganhar representatividade no conselho.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira o texto na íntegra de Willian Magalhães:

“Prezado Sr. Eike Batista 

Escrevo para você, como seu Sócio e também em nome de investidores nacionais e estrangeiros que falam coletivamente por aproximadamente 135 milhões de ações da empresa OGX. 

Continua depois da publicidade

Quando publicamente, em maio, você respondeu que queria me ver e agendamos a reunião na sede da EBX para 05/06/13, entendi que teria a oportunidade de partilhar alguns questionamentos com você, mas fui surpreendido com sua ausência e fui direcionado para o Sr. Luiz Carneiro e para o Sr. Roberto Monteiro. 

Durante mais de uma hora estivemos reunidos, na sua sala de reuniões, mas acredito que minhas indagações não chegaram ao seu conhecimento. 

Como tais questionamentos e preocupações continuam atuais, objetivando a aproximação e alinhamento com a companhia, reitero meus pleitos.

Continua depois da publicidade

O motivo desta carta é oficializar a preocupação pelas ações tomadas pela empresa nos últimos meses. Pontualmente, tenho três pontos que gostaria de abordar.

O primeiro refere-se a forma de comunicação que a empresa utiliza na relação com seus Sócios/Acionistas. Entendo que a OGX, principalmente na atual situação, deve informar seus sócios de maneira rápida, transparente e confiável, objetivando a construção de uma relação saudável e de confiança com aqueles que acreditam na companhia.

Repetidas vezes essa relação é estremecida pela postura passiva, rebuscada e morosa, como exemplo o cancelamento da Teleconferência dos resultados do 2 trimestre, com a explicação que é opcional e que o Management não considerou sua realização necessária para este trimestre.

Publicidade

Outro exemplo é a divulgação tardia (mais de 30 dias após o fato), que 2 poços do campo de Tubarão Azul (OGX-26HP e OGX-68HP) produziram por apenas 3 dias no mês de julho.

Pergunto:

1) Na atual situação da empresa o Sr. realmente entende que não era necessário a Teleconferência nesse trimestre, principalmente diante de um prejuízo de R$ 4,7 bilhões no 2 trimestre? 

Continua depois da publicidade

2) A empresa não poderia de forma antecipada (logo que o fato ocorreu) informar que teve danos nas bombas e que sua produção de julho seria impactada?

3) Em contato com o RI, no dia 04/07/2013, fui informado que o novo plano de negócios e a reestruturação seriam divulgados dia 16/08/2013. Em outro contato no dia 09/08/2013, fui informado que não há data definida.

3.1) Existe realmente um novo plano de negócios? Quando será divuldado?

Publicidade

3.2) Quando será divulgada a reestruturação?

3.3) Haverá diluição para os minoritários?

4) A mídia noticiou que a Petronas suspendeu o pagamento inicial de US$ 250 milhões, enquanto não houver maior clareza em relação à reestruturação em exercício. Qual seu posicionamento sobre essa questão?

A segunda questão, refere-se as expectativas de novas vendas de ações da OGX por sua parte, assim como ocorreu em junho de 2013.

Quando me reuni com o Sr. Carneiro e com o Sr. Monteiro, pairavam informações no mercado que você estava realizando vendas pelo Itaú. Indaguei o Sr. Monteiro se era o Sr. o responsável pelas vendas e a resposta foi que não era. Dias depois a informação foi confirmada a título de “processo de conclusão de reestruturação do grupo já encerrado no próprio mês de junho“.

Pergunto:

1) Está previsto que você venda mais ações em bolsa?

Por último, me refiro a Instalação do Conselho Fiscal na OGX. Desde abril manifesto formalmente meu pedido para a instalação do Conselho, inclusive na Assembleia Geral Ordinária ocorrida 29/04/2013.

Acredito que é de extrema relevância, em nome de total transparência, a decisão da companhia na atual situação, atender o pleito para essa questão. Acredito também que o Sr. Roberto Monteiro, como Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores, deva apreciar e aprovar a instalação deste Conselho.

A instalação de um Conselho formal para fiscalizar as ações praticadas pelos administradores e opinar sobre as contas da companhia mostrará claramente a disposição da empresa em atender a demanda dos minoritários .

Pergunto:

1) Para a próxima Assembleia Geral Extraordinária, motivado pelas elevadas perdas apuradas até o momento, aceita instalar o Conselho Fiscal e eleger um minoritário?

2) Aceita me indicar no edital de convocação para a próxima Assembleia como candidato ao Conselho Fiscal?

Para essa questão o RI me respondeu que “A companhia observará todos os dispositivos legais e estatutários aplicáveis diante de qualquer solicitação que venha a ser formalmente apresentada.

Entendo que seria “elegante” da sua parte compreender a necessidade da Instalação do Conselho, não simplesmente aguarde que seus sócios, reunidos com mais 2 % do do total de ações da empresa, instalem o conselho.

Muitas outras questões são pertinentes, mas alinho neste momento alguns pleitos de minoritários brasileiros e estrangeiros, que certamente aguardam um posicionamento quanto às preocupações acima.

Aprecio a abertura ao diálogo diretamente com você sobre estes importantes assuntos e estamos ansiosos para uma discussão produtiva para resolver estas preocupações, como uma questão de urgência.

Atenciosamente,

Willian Magalhães

Sócio Minoritário da OGX Petróleo e Gás Participações S.A.”