Na OGX, discurso é virar a página com novos ativos e descobertas, dizem fontes

"Vamos olhar para frente e tirar a companhia deste sufoco", disse uma fonte que participou de encontro com o presidente-executivo da companhia, Luiz Carneiro

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO – A despeito do risco de default agravado pelo anúncio de inviabilidade comercial de quatro campos de petróleo –inclusive o único em produção–, o discurso dentro da OGX (OGXP3) é de vida nova, com foco em recentes descobertas na bacia de Campos e em blocos com elevado potencial exploratório adquiridos na 11a Rodada de Licitações.

Para ver mais notícias sobre as empresas de Eike Batista, clique aqui.

Em reunião com um grupo de executivos da companhia de Eike Batista, o presidente-executivo da OGX, Luiz Carneiro, afirmou após o anúncio ao mercado sobre a inviabilidade comercial dos campos que a petrolífera virou uma página e começará uma nova etapa, disseram à Reuters nesta terça-feira duas fontes com conhecimento direto do assunto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vamos olhar para frente e tirar a companhia deste sufoco”, disse uma fonte que participou do encontro com o presidente-executivo, sob condição de anonimato.

A expectativa dentro da OGX é que Eike Batista injetará dinheiro na empresa quando o caixa chegar ao limite de operações, segundo teriam dito executivos recentemente a analistas, disse a outra fonte, também pedindo anonimato.

Eike tem o compromisso de aportar até 1 bilhão de dólares na OGX, que tem uma opção contra o empresário a ser exercida até abril de 2014 ao preço de 6,30 reais por papel, se o Conselho da companhia julgar necessário.

Continua depois da publicidade

Para que a companhia consiga desenvolver os ativos mais promissores, a realização deste aporte pelo controlador é possível, disse a fonte, reiterando um posicionamento da empresa na segunda-feira.

Procurada, a empresa não comentou as informações sobre o discurso do presidente.

A petroleira anunciou na segunda-feira o fracasso das operações em quatro campos de petróleo. Três deverão ser devolvidos e o que já produz, Tubarão Azul, não terá investimentos no aumento de produção, podendo parar de bombear petróleo no próximo ano.

Continua depois da publicidade

Diante das notícias, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s cortou nesta terça-feira o rating de crédito da petroleira de “B-” para “CCC”, num nível próximo ao de empresas em situação de default. A perspectiva para a nota é negativa.

Além disso, bancos reduziram o preço-alvo das ações para valores entre 0,10 e 0,30 real por papel.

AINDA EM CAMPOS

Publicidade

A orientação na OGX é começar a estudar dados dos blocos adquiridos na 11a Rodada de Licitações, manter as operações bem-sucedidas na bacia do Parnaíba e começar a desenvolver descobertas recentes na bacia de Campos.

O foco exploratório, segundo uma das fontes, estará em planos de avaliação recentes apresentados à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre as descobertas apresentadas à agência, Vesúvio, Viedma, Tulum e Itacoatiara, na bacia de Campos.

Também foram notificados recentemente indícios de hidrocarbonetos na bacia de Santos, batizados de Belém, Natal e Curitiba.

Continua depois da publicidade

A OGX venceu direitos de concessão de sete blocos exploratórios em águas profundas e dois blocos exploratórios em águas rasas localizados na Margem Equatorial, além de quatro blocos terrestres situados na bacia do Parnaíba durante a 11a Rodada.

RECURSOS PARA INVESTIMENTO

A empresa está apostando no que ainda poderá lhe render bom retorno, mas precisará de recursos para colocar a estratégia em prática.

Publicidade

Segundo uma fonte ligada ao grupo EBX, Eike deverá tentar salvar a empresa, livrando-se de ativos ruins e mantendo os bons, como os campos de gás na bacia do Parnaíba e um bloco na bacia de Santos.

A OGX Maranhão, braço da empresa para campos de gás na bacia do Parnaíba, vem aumentando expressivamente a produção, sendo capaz de suprir as térmicas da MPX, sócia em campos que já produzem e em outros que foram adquiridos na 11a rodada de licitações. A MPX é uma empresa mais sólida que as demais, tendo como sócio o grupo alemão de peso em energia E.ON..

Eike enfrenta uma crise de confiança sem precedentes, e corre para vender ativos de suas empresas, incluindo os de mineração da MMX, CCX e AUX, além da LLX, de logística. Mas OGX e a OSX, segundo uma das fontes, não estariam neste momento no pacote de venda, por estarem em situação difícil.