Sem viabilidade econômica, OGX suspende desenvolvimento de 3 poços em Tubarão Azul

Companhia afirmou ter concluído análise detalhada do comportamento dos poços de produção do campo, destacando que não há tecnologia capaz de viabilizar investimento

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A OGX Petróleo (OGXP3) anunciou a suspensão do desenvolvimento dos campos de Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia, além da adequação do afretamento de unidades de produção, em comunicado ao mercado enviado na manhã desta segunda-feira (1).

A companhia afirmou ter concluído uma análise detalhada do comportamento de cada um dos três poços de produção do campo de Tubarão Azul desde o início da produção até a presente data. 

“O resultado dessa análise foi no sentido de que não existe, no momento, tecnologia capaz de viabilizar economicamente qualquer investimento adicional nesse campo visando aumentar o seu perfil de produção e os poços atualmente em operação poderão cessar de produzir ao longo do ano de 2014”, informou a companhia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O aluguel pelo afretamento do FPSO OSX-1, plataforma conectada ao Campo de Tubarão Azul, continuará a ser pago à OSX Brasil (OSXB3) nos termos do respectivo contrato. A companhia afirmou que irá submeter a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) uma revisão do Plano de Desenvolvimento com base nas conclusões resultantes da referida análise.

De acordo com a companhia, o comportamento dos poços produtores de Tubarão Azul levou a OGX a reprocessar e reinterpretar os dados geológicos e geofísicos existentes, o que permitiu a construção de novo modelo de reservatório, onde ficou evidente a intensa compartimentalização e descontinuidade desses reservatórios, o que compromete a produtividade dos mesmos.

“Dessa forma, a companhia concluiu que não existe, no momento, tecnologia capaz de tornar economicamente viável o desenvolvimento dos campos de Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Companhia suspenderá desenvolvimento dos campos
Diante desse fato, a companhia submeterá à ANP requerimento no sentido de suspender o desenvolvimento dos campos indicados nos termos da cláusula 7.5 do respectivo Contrato de Concessão. O aluguel pelo afretamento do FPSO OSX-2, plataforma que seria utilizada nesse desenvolvimento, será pago a OSX nos termos do respectivo contrato a partir de janeiro de 2014 e até que essa unidade seja vendida ou destinada a outro local.

Já o Campo Tubarão Martelo continuará a ser desenvolvido normalmente, com primeiro óleo previsto para o 4º trimestre de 2013, conforme cronograma já divulgado. As unidades FPSO OSX-3 e WHP-2 que serão instaladas nesse campo terão o prazo do contrato de afretamento ajustado de forma a dar para a OGX o direito de terminar os contratos sem ônus a partir do 13º e 12º anos, respectivamente. Tal modificação do contrato de afretamento do FPSO OSX-3 somente entrará em vigor após a amortização total pela OSX do financiamento contraído pela mesma para construção da unidade, previsto para 2015.

Em função dos eventos informados, as partes celebraram um acordo pelo qual a OGX terá um desembolso imediato de caixa para a OSX no valor aproximado de US$ 449 milhões. Pelo acordo, aproximadamente 70% desse montante será empregado no pagamento de custos de construção do FPSO OSX-3 e WHP-2.

Por fim, a companhia informou que não devem mais ser consideradas válidas as projeções anteriormente divulgadas, inclusive as que dizem respeito a suas metas de produção.

Já o diretor presidente da OSX, Carlos Bellot, destacou que, “dando continuidade à execução do novo Plano de Negócios da OSX, a atualização do relacionamento contratual com nossa cliente OGX reflete nosso compromisso de adaptação da OSX à conjuntura existente, com a firme disciplina de capital necessária à otimização de nossos excelentes ativos, disponíveis para a atender a vasta demanda de equipamentos de produção de petróleo existente no País”.


Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.