YouTube lança conteúdo original no Brasil e libera acesso gratuito, acirrando a batalha do streaming

YouTube Premium segue existindo com acesso ao conteúdo livre de anúncios

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – O YouTube anunciou na última terça-feira (24) o lançamento de seis produções originais gravadas no Brasil. A primeira delas, uma série de oito episódios com Whindersson Nunes, estreia no dia 3 de outubro. Haverá produções em três pilares: celebridades, música e educação.

Antes disponível apenas para assinantes do pacote YouTube Premium, o conteúdo original da plataforma será disponibilizado gratuitamente, com anúncios e lançamento fracionado, mundialmente a partir desta semana. O pacote de diferenciais para quem tem a assinatura conta, por exemplo, com a navegação sem anúncios, a liberação de todos os episódios ao mesmo tempo e alguns bônus exclusivos eventuais. YouTube Premium custa R$ 20,90 mensais, ou R$ 31,90 mensais no plano família.

O investimento da plataforma no país aproveita o tamanho do seu sucesso entre os brasileiros. A pesquisa anual Brandcast, encomendada pelo próprio YouTube e realizada pela Provokers, mostra que, em 2019, o brasileiro consome mais vídeo online que conteúdo da TV aberta: o YouTube ficou dois pontos percentuais na frente da rede Globo (16% vs 18%) na pergunta sobre plataforma favorita para assistir a vídeos. A pesquisa diz também que 95% dos brasileiros assistem a vídeos online.

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Com o conteúdo original gratuito, a plataforma do Google acirra ainda mais briga pela atenção do brasileiro no universo do streaming. No mês passado, a Amazon anunciou uma queda no valor do Prime Video no país e antecipou a criação de conteúdo original. Agora, o mercado nacional tem uma opção gratuita para competir com players como Netflix, Globoplay e HBO Go.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney