Educação

XP Inc. lança XPEED — escola de educação financeira e empreendedorismo

Cursos da escola vão do nível básico até a formação profissional, por meio de MBAs

arrow_forwardMais sobre
Izabella Mattar, CEO da XPEED (Divulgação)

SÃO PAULO – A XP Inc. lançou nesta segunda-feira (22) a XPEED — uma escola online de educação financeira e empreendedorismo com cursos que vão do nível básico até a formação profissional, por meio de MBAs.

“A educação sempre esteve no nosso DNA, foi assim que eu comecei a XP. Queremos que ela volte a ser um core business da empresa”, afirmou Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Inc, em coletiva de imprensa sobre o lançamento.

A nova empresa do grupo será comandada por Izabella Mattar, que tem passagens pela Fundação Estudar e pela Tarpon Investimentos e é cofundadora do projeto político RenovaBR. Segundo a executiva, a escola vem para suprir uma demanda crescente por conhecimento sobre o mercado financeiro. “Oito em cada dez brasileiros ainda colocam dinheiro na poupança, um produto nada atraente para investimentos, o que revela uma oportunidade relevante de educação financeira”, disse.

PUBLICIDADE

Inicialmente serão oferecidos 30 cursos online, divididos em três frentes: investimentos, trading e educação financeira. “A gente começa focando em educação digital, mas isso não impede que depois da pandemia a gente ofereça também cursos presenciais”, ressaltou Mattar.

Além das três frentes, a XPEED deve lançar em julho cursos de empreendedorismo. “Esta é a frente da XPEED em que eu estarei diretamente envolvido. A gente vai mostrar todas as jornadas de crescimento. Depois de 19 anos construindo a XP Inc., decidimos compartilhar com os brasileiros tudo aquilo que aprendemos ao longo da nossa jornada”, disse Benchimol.

O empreendedor fundou a XP em 2001 oferecendo cursos sobre como investir na Bolsa de Valores para atrair os primeiros clientes para a companhia. Segundo Benchimol, a meta “informal” da XPEED é impactar 50 milhões de brasileiros. Além da XP Investimentos, o grupo hoje é dono da Rico, da Clear e do InfoMoney.

Dentre os cursos já anunciados há opções gratuitas de educação financeira básica, como “O Equilíbrio Financeiro”; cursos voltados para investimentos, como “Value Investing – O Jeito Warren Buffet de Investir” e ainda opções como “Trading: guia dos primeiros passos”, para investidores traders.

Na formação profissional, a XPEED nasce com três MBAs: “Broker Global”, “Investimento e Private Banking” e “Ações e Stock Picking”. Os MBAs terão início em agosto.

“Buscamos os melhores cases globais de educação para trazer ao país o que há de melhor em ferramentas e inovação de ensino à distância”, afirmou Mattar. Segundo ela, mais do que ensinar conceitos, o objetivo da escola é trazer uma visão com profissionais que já atuam no mercado, para que o aluno tenha uma visão prática de tudo o que irá aprender. Clique aqui para acessar o site da XPEED.