EXPERT ESG O professor Carlos Nobre dá uma visão sobre a emergência climática e como ela impacta os negócios e investimentos; assista

O professor Carlos Nobre dá uma visão sobre a emergência climática e como ela impacta os negócios e investimentos; assista

Contratação

XP Inc. contrata José Berenguer, ex-CEO do J.P. Morgan no Brasil, para liderar negócios de banco de atacado

José Berenguer é considerado um dos mais importantes profissionais do setor financeiro brasileiro e assumirá o cargo de CEO do Banco XP S.A.

arrow_forwardMais sobre
(Vivian Koblinsky/Divulgação)

SÃO PAULO – A XP Inc., uma das principais instituições financeiras do Brasil, anuncia a contratação de José Berenguer para liderar a expansão dos negócios de banco de atacado do grupo. O executivo assumirá o cargo de CEO do Banco XP S.A.

De acordo com a XP, Berenguer terá como principal objetivo transformar o segmento de atacado por meio do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, sempre com foco na geração de valor e na relação de transparência e de longo prazo com os clientes.

José Berenguer é considerado um dos mais importantes profissionais do setor financeiro brasileiro e tem uma trajetória de sucesso em algumas das principais instituições com presença no país. Nos últimos sete anos, foi CEO do J.P. Morgan no Brasil.

“A chegada de José Berenguer reforça ainda mais o nosso compromisso de continuar transformando o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas. Berenguer tem uma trajetória brilhante e inspiradora, e será um privilégio construir o futuro da XP ao seu lado. Estamos apenas no começo da nossa trajetória e temos um desafio gigantesco pela frente”, afirma o fundador e CEO da XP Inc., Guilherme Benchimol.

Anteriormente, entre 2012 e 2013, Berenguer ocupou a posição de CEO da Gávea e, entre 2007 e 2012, atuou como CEO de diferentes áreas do Banco Santander (Banco de Investimentos e de Atacado, Asset Management e Private Banking e Banco de Varejo), além de ter sido membro do Conselho de Administração.

Teve ainda passagens pelo Banco ABN Amro Real S/A, Banco BBA Creditanstalt S/A, ING Barings, ING Bank Brazil e Banco Boavista. Berenguer é diretor executivo e membro do Conselho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), presidente dos Conselhos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio) e da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI). Também é membro dos Conselhos da B3, Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Berenguer é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“Vi na XP Inc. a oportunidade de me juntar à empresa que está revolucionando o mercado financeiro brasileiro, ainda tão concentrado. Temos o objetivo de nos tornarmos referência também para os clientes corporativos, com a entrega de produtos inovadores e, principalmente, numa relação de confiança e transparência”, declara o novo CEO do Banco XP S.A., José Berenguer.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.