Contratação

XP Inc. contrata José Berenguer, ex-CEO do J.P. Morgan no Brasil, para liderar negócios de banco de atacado

José Berenguer é considerado um dos mais importantes profissionais do setor financeiro brasileiro e assumirá o cargo de CEO do Banco XP S.A.

arrow_forwardMais sobre
(Vivian Koblinsky/Divulgação)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A XP Inc., uma das principais instituições financeiras do Brasil, anuncia a contratação de José Berenguer para liderar a expansão dos negócios de banco de atacado do grupo. O executivo assumirá o cargo de CEO do Banco XP S.A.

De acordo com a XP, Berenguer terá como principal objetivo transformar o segmento de atacado por meio do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, sempre com foco na geração de valor e na relação de transparência e de longo prazo com os clientes.

José Berenguer é considerado um dos mais importantes profissionais do setor financeiro brasileiro e tem uma trajetória de sucesso em algumas das principais instituições com presença no país. Nos últimos sete anos, foi CEO do J.P. Morgan no Brasil.

Aprenda a investir na bolsa

“A chegada de José Berenguer reforça ainda mais o nosso compromisso de continuar transformando o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas. Berenguer tem uma trajetória brilhante e inspiradora, e será um privilégio construir o futuro da XP ao seu lado. Estamos apenas no começo da nossa trajetória e temos um desafio gigantesco pela frente”, afirma o fundador e CEO da XP Inc., Guilherme Benchimol.

Anteriormente, entre 2012 e 2013, Berenguer ocupou a posição de CEO da Gávea e, entre 2007 e 2012, atuou como CEO de diferentes áreas do Banco Santander (Banco de Investimentos e de Atacado, Asset Management e Private Banking e Banco de Varejo), além de ter sido membro do Conselho de Administração.

Teve ainda passagens pelo Banco ABN Amro Real S/A, Banco BBA Creditanstalt S/A, ING Barings, ING Bank Brazil e Banco Boavista. Berenguer é diretor executivo e membro do Conselho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), presidente dos Conselhos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio) e da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI). Também é membro dos Conselhos da B3, Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Berenguer é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“Vi na XP Inc. a oportunidade de me juntar à empresa que está revolucionando o mercado financeiro brasileiro, ainda tão concentrado. Temos o objetivo de nos tornarmos referência também para os clientes corporativos, com a entrega de produtos inovadores e, principalmente, numa relação de confiança e transparência”, declara o novo CEO do Banco XP S.A., José Berenguer.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.