Fundos de investimentos

XP ganha prêmio da FGV de melhor plataforma de investimentos do mercado

Prêmio "Melhor Banco e Plataforma Para Investir" contempla as instituições financeiras que oferecem os melhores serviços para os clientes

aplicativo xp celular mobile

SÃO PAULO – A XP Investimentos venceu o prêmio “Melhor Banco e Plataforma Para Investir (MBPI)”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na categoria “melhor plataforma de investimentos”.

O MBPI premia as instituições financeiras que oferecem os melhores serviços e produtos de investimentos aos clientes. Além da categoria citada, o prêmio conta com outras oito. São elas: melhor banco, melhor fundo multimercado, melhor fundo de ações, melhor fundo de renda fixa, melhor fundo money market (que investe em ativos de dívida de curto prazo), melhor banco para o varejo, melhor banco para o varejo seletivo e melhor banco para alta renda.

No regulamento, a FGV afirma que o prêmio foi criado para avaliar os fundos de investimentos pelo fato de serem “produtos acessíveis; transparentes; e possuidores de diferentes graus de complexidade e sofisticação”.

O prêmio considera critérios quantitativos, como o desempenho dos fundos, e critérios qualitativos, como a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

No critério quantitativo, para participar o fundo precisa cumprir alguns requisitos, como ter 36 meses de histórico e ser aberto à captação direta dos investidores. O fundo é analisado por sua relação entre risco e retorno, medida pelo chamado Índice de Sharpe – que compara a rentabilidade do fundo à de um ativo livre de risco. Apenas os fundos que renderam mais e, simultaneamente, expuseram os investidores ao menor risco, são avaliados.

Dentre os fundos avaliados, os 25% com melhor desempenho são divididos em dois grupos: os 10% mais bem avaliados são considerados “excelentes” e recebem cinco estrelas; outros 15% são considerados “muito bons” e recebem quatro estrelas. Os fundos de ambos os grupos entram na nota quantitativa do anuário.

Do ponto de vista qualitativo, são feitas mil entrevistas com investidores para avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras participantes. Essa etapa foi feita em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Toluna, colaboradora do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGVCef).

No caso da XP, o prêmio considerou apenas os fundos geridos pela própria XP e descartou fundos de outras instituições, que são ofertados aos clientes por meio da sua plataforma, mas não são administrados pela empresa.

“Foi o primeiro ano das plataformas sendo premiadas e foi um reconhecimento da transformação do mercado, com as plataformas de investimentos ganhando mais espaço. Sempre investimos recursos e tempo para tornar a experiência dos clientes cada vez melhor e oferecer bons produtos no universo de fundos”, afirmou José Tibães, responsável pela distribuição de fundos da XP, durante a cerimônia do prêmio na noite desta quinta-feira (18).

Novo comando na XP Inc.

A XP Investimentos pertence ao grupo XP Inc., que no último dia 12 anunciou que o atual CEO Guilherme Benchimol assumirá a nova função de presidente executivo do conselho de administração da empresa, enquanto Thiago Maffra, atual diretor de tecnologia e operações (CTO, na sigla em inglês), será o novo CEO.

Com as mudanças, que valem a partir de 12 de maio, Benchimol passa a concentrar sua atenção no crescimento, no desenvolvimento e na expansão de longo prazo da companhia, segundo comunicado divulgado pela XP.

“Tenho convicção de que esse movimento me permitirá ter um foco ainda maior na construção do nosso futuro, garantindo que ficaremos mais fortes e melhor preparados para as próximas décadas”, afirmou Benchimol.

Invista nos melhores produtos com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP!