Websérie Coronavíru$ retrata o drama de empreendedores e a reinvenção dos negócios em meio à pandemia

Veja os depoimentos de Luiz Fernando Figueiredo, sócio da Mauá, Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos, e Renato Menezes, dono da Viva Eventos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de provocar dias de pânico no mercado financeiro, a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus atingiu duramente as empresas, com efeitos imediatos no mercado de trabalho.

O início das medidas de isolamento levou milhões de pequenos empresários a reduzir drasticamente as atividades – e, em alguns casos, a fechar as portas.

Houve uma onda de corte de salários e demissões – e quem continuou empregado teve a rotina transformada.

Continua depois da publicidade

Essa nova realidade é tema do terceiro episódio da websérie Coronavíru$: a pandemia no mercado e nos negócios (para assistir, basta clicar no link acima). Produzida pelo InfoMoney, a série acompanhou o dia a dia de gestores, empresários e analistas em meio à pandemia.

Um dos entrevistados é Renato Menezes, dono da Viva, uma empresa especializada em eventos. Presente em cerca de 200 cidades do país, a Viva praticamente parou em março. Os negócios de sua esposa, Fernanda Lima, dona de uma agência de turismo digital, também sofreram.

Ao longo do episódio, eles mostram as medidas que adotaram para enfrentar a crise – e tentar manter seus funcionários – e também contam o drama pessoal que viveram. Fernanda foi diagnosticada com coronavírus no oitavo mês de gravidez.

Muitos dos depoimentos foram gravados quando o governo anunciou as primeiras medidas de auxílio para tentar conter os impactos da crise na economia, e os entrevistados analisaram seus efeitos potenciais.

“O pacote não vai fazer com que o PIB não caia. O PIB vai cair. Mas as pessoas vão sofrer menos que essa queda toda”, diz Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor do Banco Central e sócio da gestora Mauá.

“Cerca de 70% da população brasileira não tem dinheiro guardado. Se perderem a renda, as pessoas não têm o que comer”, diz Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP.

“Esta crise está começando nos pequenos empresários e subindo a cadeia. Por isso, é mais difícil que medidas macroeconômicas de auxílio consigam segurar os empregos”, acrescentou Ferreira.

O episódio mostra ainda trechos de lives com empresários e executivos feitas por Letícia Toledo, apresentadora do podcast Do Zero ao Topo, nas primeiras semanas da crise.

Um dos entrevistados foi John Rodgerson, CEO da Azul, que, como tantas empresas aéreas, teve de adotar medidas emergenciais para sobreviver. “O momento não é de ganhar dinheiro, mas de salvar empregos e salvar a empresa”, afirmou.

Outra entrevistada no episódio, Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos, falou sobre o medo de demissões que passou a rondar os profissionais e sobre a adaptação à rotina de reuniões e treinamentos digitais.

A websérie tem quatro episódios, que são lançados às quintas-feiras no Youtube do InfoMoney. Assista ao primeiro e ao segundo.