Reestruturação

Walmart negocia venda de operações no Brasil para fundo norte-americano

Os fundos GP Investments e Acon Investments também têm interesse em investir na unidade brasileira do Walmart

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O WalMart está em negociações para vender cerca de 50% de suas operações no Brasil para o fundo de private equity norte-americano Advent International.

De acordo com a Reuters, que cita duas fontes próximas ao assunto, os fundos GP Investments e Acon Investments também têm interesse em investir na unidade brasileira do Walmart. Ainda segundo tais fontes, o Goldman Sachs é quem está assessorando o Walmart na venda das operações.

Procurada pelo InfoMoney, o Walmart afirmou que “não comenta especulações”. O Advent não respondeu à solicitação de comentário.

Aprenda a investir na bolsa

A possível venda das operações vem depois de uma reestruturação do Walmart no Brasil. Desde 2015, as lojas com resultados deficitários vêm fechando, as lojas abertas sofreram mudanças de layout e as operações de varejo físico e digital foram integradas.

Na época em que as mudanças foram anunciadas, a empresa justificou:

“Em mais uma importante etapa do processo de simplificação do negócio e inovação para seus clientes no Brasil, o Walmart decidiu integrar suas operações de varejo físico e comércio eletrônico, que irá concentrar sua atuação online no marketplace e futuras oportunidades no digital. Esta decisão é parte da estratégia internacional da companhia e irá proporcionar mais agilidade e eficiência ao negócio e trazer mais opções de produtos e serviços aos clientes. O processo de transição começa agora com algumas ações de integração, que serão lideradas por Paulo Silva (CEO do Walmart.com.br).

Além da integração do varejo físico e online, o Walmart mantém o foco no projeto de reinvenção dos hipermercados e supermercados no Brasil. Estamos transformando o conceito desses formatos desde a planta e layout da loja, sortimento (com mais itens regionais e marcas próprias), equipamentos e serviços oferecidos. Os dois projetos somam investimentos estimados de R$ 1,5 bilhão ao longo dos próximos quatro anos.” 

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos