Mentiu

Volkswagen enfrenta multa milionária por publicidade enganosa

A multa é a maior já aplicada em casos desse tipo

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O órgão regulador do comércio da Coreia do Sul está apresentando acusações criminais contra a Volkswagen AG e cinco de seus executivos por publicidade enganosa, aplicando uma multa milionária devido à utilização de informações falsas em seus comerciais. As informações são do Market Watch.

A Comissão de Comércio Justo (FTC, na sigla em inglês) disse, em comunicado, que a montadora alemã exagerou nos comerciais ao afirmar que seus carros vendidos na Coreia seguiam as regulamentações de emissões impostas pela União Europeia. “A companhia entregou aos seus consumidores propagandas falsas e exageradas, que violaram as leis do FTC”, disse a comissão em nota.

Tais propagandas estavam em brochuras, no site e em comerciais da Coreia desde dezembro de 2007 até novembro de 2015, mas só foram contestadas após a montadora ter afirmado, em setembro do ano passado, que falsificou testes de emissão de carros movidos à diesel nos Estados Unidos.

Aprenda a investir na bolsa

Após uma investigação inicial das acusações, a Comissão avisou em julho sobre as ações administrativas e judiciais, incluindo multas, contra a montadora. De acordo com o FTC, a Volkswagen da Coreia terá que pagar uma multa de US$ 32 milhões, cerca de R$ 108,2 milhões, devido à propaganda enganosa, a maior já aplicada pela comissão em casos como esse e a maior já paga pela montadora em penalidades semelhantes em países como Itália, Brasil e Taiwan.

Procurado pelo Market Watch, um representante da Audi Volkswagen Coreia disse que a companhia está colaborando com as investigações: “Como não recebemos nenhuma decisão por escrito ainda, estamos esperando para revisá-la cuidadosamente antes de decidir nossas próximas ações”.