Vendas do comércio crescem 6% no Dia dos Pais, diz Serasa

Expansão registrada é explicada pela gradual disposição do brasileiro ao consumo, que no começo deste ano se encontrava endividado

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – As vendas do comércio para o Dia dos Pais registraram crescimento de 6% na semana da data, entre os dias 6 e 12 de agosto, na comparação com a semana equivalente de 2011. É o que revela um levantamento realizado pela Serasa Experian e divulgado nesta segunda-feira (13).

As vendas de final de semana também apresentaram expansão. De acordo com os dados, entre os dias 10 e 12 de agosto, houve alta de 5,9%, ante o mesmo período do ano passado.

Ao contrário do verificado na análise nacional, em São Paulo, as vendas para o Dia dos Pais superaram as de 2011. Na semana da data, houve um crescimento de 7,4%, enquanto no fim de semana o aumento foi de apenas de 2,2%, ficando abaixo dos 5,8% registrados em 2011.

Continua depois da publicidade

Motivos
Para os economistas da Serasa Experian, mesmo crescendo menos que a data de 2011, o Dia dos Pais apresentou bons resultados. O consumidor que se retraiu nas novas compras desde o início deste ano, por endividamento, agora mostra uma disposição gradual para o consumo.

Em julho, a demanda do consumidor por crédito mostrou melhora e se intensificaram os processos de renegociação de dívida, abrindo um fôlego extra para o consumo, o que foi determinante para a data comemorativa.

Sobre a pesquisa
O estudo tem como base uma amostra de consultas realizadas no bganco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas nos períodos de 6 a 12 e de 10 a 12 de agosto de 2012 e respectivamente comparadas às consultas realizadas nos períodos de 8 a 14 e de 12 a 14 de agosto de 2011.

Tópicos relacionados