Mineradora

Vale projeta queda de produção de minério com alto teor de ferro na China

Diante do cenário de queda dos preços globais do minério de ferro, produtores menos competitivos na China deverão fechar 50 milhões de toneladas em capacidade em 2015

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

A produção de minério com alto teor de ferro (62%) pela China deve cair a menos de 200 milhões de toneladas este ano, após atingir 240 milhões de toneladas em 2014 e 350 milhões de toneladas em 2013, afirmou o presidente da Vale (VALE3; VALE5), Murilo Ferreira, em evento da FGV, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 10.

Diante do cenário de queda dos preços globais do minério de ferro, produtores menos competitivos na China deverão fechar 50 milhões de toneladas em capacidade em 2015, o que se soma às 100 milhões de toneladas já retiradas do mercado por este grupo no ano passado. Ferreira destacou que a decisão de fechar minas não é simples, por envolver custos. “Não é algo que você possa decidir hoje e fechar amanhã”, afirmou.

O executivo avalia que após três cortes nas taxas de juros e redução no nível de depósitos compulsórios na China, a situação das siderúrgicas daquele país tem melhores perspectivas para o segundo semestre.

Aprenda a investir na bolsa

Nacala

Na semana passada Ferreira esteve no Japão negociando, entre outras coisas, as condições de financiamento para o Corredor Logístico Nacala, para o projeto de carvão de Moçambique. A expectativa é que o project finance com os bancos japoneses seja fechado no início do quarto trimestre.