Vale muda política de dividendos e pagamento passa a depender do Ebitda semestral

Segundo a empresa, "política foi elaborada com o intuito de ser, ao mesmo tempo, agressiva e sustentável por um longo período de tempo"

Rodrigo Tolotti

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A Vale (VALE3) divulgou na noite desta quinta-feira (29) sua nova política para pagamento de dividendos aos acionistas, que passará a valer a partir da divulgação do resultado do primeiro trimestre deste ano. A partir de agora, a mineradora pagará duas parcelas semestrais, uma em setembro e outra em março do ano seguinte.

Além disso, o Conselho de Administração poderá anunciar juros sobre o capital próprio no mês de dezembro de cada ano, para pagamento em março do ano seguinte, em valores que serão reduzidos do valor da parcela de março. A Vale também informou que ainda poderá fazer pagamentos extraordinários de dividendos.

Outra mudança feita pela empresa será de que agora o valor a ser pago será de 30% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado menos o Investimento Corrente registrado no resultado do primeiro semestre, para a parcela de setembro, e no balanço do segundo semestre, para a parcela de março.

Continua depois da publicidade

“A política foi elaborada com o intuito de ser, ao mesmo tempo, agressiva e sustentável por um longo período de tempo, podendo ser aplicada em qualquer cenário de preço, permitindo ainda, previsibilidade das datas de pagamentos e do montante a ser distribuído”, explicou a Vale em comunicado ao mercado.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.