Vale Indonésia despenca 14% na Bolsa de Jacarta após anúncio do governo

O governo do país vai permitir as exportações do excedente de minério de níquel e bauxita por mineradoras que estejam construindo plantas de processamento no país

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto as ações da Vale (VALE3;VALE5) na Bovespa seguem o rali do minério e já acumulam ganhos de 16%, a situação da sua subsidiária na Indonésia é bem diferente. As ações da Vale Indonesia chegaram a cair 13,6% na bolsa de Jacarta hoje, na maior perda intradiária desde outubro de 2008, após o governo da Indonésia revisar regras de exportação de minerais em uma mudança inesperada de sua política. Com isso, o níquel caiu 3%, enquanto os preços do cobre subiram no nível mais alto em um mês. 

O governo do país, conforme informa a Bloomberg, vai permitir as exportações do excedente de minério de níquel e bauxita por mineradoras que estejam construindo plantas de processamento no país, disse Bambang Gatot Ariyono, diretor-geral de minerais e carvão no Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia, a repórteres na quinta-feira.

“Considerando a capacidade instalada deles (em fundição), eles não podem absorver a produção, então (o minério) vai poder ser vendido no exterior”, afirmou. Serão permitidos embarques por, no um máximo, 5 anos, disse ele. As fundições devem obter pelo menos 30% de seu abastecimento domesticamente com o minério de níquel de baixo grau.

Continua depois da publicidade

A mudança inesperada nas regras sinaliza uma grande alteração regulatória para a Indonésia, que havia proibido, em janeiro de 2014, as exportações de minérios brutos e não processados na tentativa de desenvolver uma indústria nacional de processamento, evitando o desaparecimento de sua riqueza mineral no exterior. O relaxamento é “bearish” para os preços do níquel e poderia agora prejudicar investimentos em novas plantas, segundo Citigroup e Macquarie Group.

“Isso é negativo para o mercado de níquel global, uma vez que a Indonésia é historicamente um dos maiores ofertadores globais da commodity. Isso cria um “overhang” de oferta e é negativo para a Vale, que é uma das líderes produtoras de níquel.

(Com Bloomberg e Reuters) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.