Publicidade
SÃO PAULO – A Vale (VALE3;VALE5) declarou força maior em determinados contratos de carvão na última sexta-feira (15) devido às fortes chuvas em Moçambique, informou a companhia em comunicado ao mercado enviado nesta data. A mineradora está entrando em contato com os clientes conforme os termos dos respectivos contratos, informou.
A ocorrência de chuvas desde o início de fevereiro de 2013 e a sua continuidade ao longo dos últimos dias em Tete, Moçambique, criou dificuldades operacionais para a ferrovia Linha do Sena, impactando o transporte de carvão. Até o momento, a Vale estima uma perda de cerca de 250 mil toneladas métricas no embarque de carvão metalúrgico.
Segundo a mineradora, a CFM (Caminhos de Ferro Moçambique), que é proprietária da ferrovia Serra-Beira, está tomando todas as providências necessárias para restabelecer o tráfego ferroviário. A situação deve ser normalizada até o final deste mês, afirmou a companhia.
Continua depois da publicidade
Mais informações sobre a evolução destes eventos serão divulgadas assim que a situação se normalizar, afirmou a mineradora.