Covid-19

Governo dos EUA fecha acordo com Pfizer para produção de 100 milhões de doses de vacina

Atualmente na fase três de testes, a vacina da Pfizer é uma das que possui o real potencial de ser realmente eficaz, segundo a OMS

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (22), o governo dos Estados Unidos anunciou que irá pagar cerca de US$ 1,95 bilhões à Pfizer, farmacêutica americana, para que a empresa produza e entregue 100 milhões de doses de sua potencial vacina contra a Covid-19 caso os testes finais provem que o medicamento é seguro e eficaz.

Segundo o contrato, os EUA ainda podem adquirir 500 milhões de doses adicionais, acrescentou o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês)

O medicamento está sendo desenvolvido em conjunto pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech e pela Pfizer, que tem sede em Nova York. A vacina da Pfizer é uma das que possui o maior potencial de ser realmente eficaz, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

PUBLICIDADE

Caso se prove segura e eficaz durante a fase três (etapa final, de testes clínicos), o HHS disse que a Pfizer começará a administrar doses em locais nos EUA sob a direção do governo. Ainda seguindo o HHS, a vacina seria então disponibilizada aos americanos sem nenhum custo.

“Por meio da Operação Warp Speed, estamos montando um portfólio de vacinas para aumentar as chances de que o povo americano tenha pelo menos uma vacina segura e eficaz no final deste ano”, afirmou Alex Azar, secretário do HHS, em comunicado.

“Estamos satisfeitos por termos assinado este importante acordo com o governo dos EUA para fornecer as 100 milhões de doses iniciais após a aprovação, como parte do nosso compromisso de enfrentar essa ameaça global à saúde”, disse Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech em nota.

Segundo o CEO, esse acordo é um dos muitos passos para fornecer acesso global a vacinas seguras e eficazes para a Covid-19.

“Também estamos em discussões avançadas com vários outros órgãos do governo e esperamos anunciar contratos de fornecimento adicionais em breve. Nosso objetivo continua sendo levar uma vacina COVID-19 segura e eficaz para muitas pessoas ao redor do mundo, o mais rápido possível ”, conclui Ugur.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.