V-Agro aposta no algodão na próxima safra e em maior produtividade de grãos

Companhia elevará plantio de algodão em mais de 200%, de olho nos preços mais rentáveis da pluma ante os grãos

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A Vanguarda Agro (VAGR3), uma das maiores produtoras agrícolas do Brasil, elevará o plantio de algodão em mais de 200 por cento na safra 2013/14, de olho nos preços mais rentáveis da pluma ante aos grãos.

A empresa também acredita que poderá elevar a produtividade de soja e milho na próxima colheita, disse na última quinta-feira o diretor-presidente da companhia, Arlindo Moura, em teleconferência para investidores e analistas.

A companhia anunciou junto com os resultados financeiros do segundo trimestre que deverá elevar a área plantada com algodão em 232 por cento ante 2012/13, simultaneamente com uma redução acentuada do plantio de soja (-17,7 por cento) e, em menor escala, do milho (-3,7 por cento).

Continua depois da publicidade

O movimento segue direção oposta ao movimento da safra 2012/13, quando a empresa apostou nos grãos, em detrimento da pluma, devido aos preços recordes da soja e do milho no mercado internacional.

“Os preços têm justificado essa atitude que tomamos, porque essa decisão tem que ser tomada com certa antecedência, em função da compra dos insumos. Tenho certeza que essa decisão foi acertada”, disse o presidente da Vanguarda, ressaltando que a aposta no algodão foi tomada já há algum tempo.

Os preços futuros da pluma no mercado de Nova York atingiram nesta semana os maiores patamares em quase cinco meses, a 92,54 centavos de dólar por libra-peso, com preocupações sobre a oferta nos Estados Unidos diante de previsões de chuvas, que são pouco favoráveis para as lavouras neste momento.

“Se eventualmente o algodão continuar subindo, podemos reduzir a safrinha de milho e plantar mais algodão, vamos acompanhar o mercado para ver se podemos otimizar o mercado fazendo isso”, completou.

A área plantada com algodão da Vanguarda em 13/14 está estimada preliminarmente em quase 40 mil hectares, contra aproximadamente 12 mil hectares na temporada anterior.

O plantio de algodão no Brasil começa ao final do ano em algumas áreas.

Moura lembrou ainda que o mercado de algodão está “interessante”, uma vez que importantes estoques mundiais estão “concentrados” na China, que não os vende.

Preços firmes da soja e milho
Após resultados abaixo dos esperados na safra de grãos 2012/13, a empresa decidiu reduzir o seu plantio total, buscando priorizar as melhores áreas para otimizar recursos.

A área total deverá cair para 290,7 mil hectares em 13/14, ante 308,5 mil hectares na temporada anterior.

“O foco da nossa empresa continua sendo a busca de rentabilidade na sua operação, é o que vai fazer a virada da nossa companhia”, comentou Moura, após a Vanguarda Agro ter divulgado prejuízo de 61,2 milhões de reais no segundo trimestre.

Na temporada 12/13, disse o executivo, a empresa ainda sofreu com problemas de chuvas intensas nas áreas de soja em Mato Grosso e falta de umidade nas regiões produtora do Piauí e Bahia.

Prevendo um plantio em janela ideal em 2013/14, após aquisições de maquinários que viabilizarão atividades na época certa, o presidente da companhia disse acreditar que poderá elevar a produtividade de soja, por exemplo, de 44 sacas por hectare na última safra para 52 sacas.

Ele disse ainda confiar em uma recuperação nos preços da soja e milho no mercado internacional em relação aos patamares atuais, a partir do momento em que ficar mais claro que safra norte-americana terá alguns problemas em função de ter sido plantada fora da janela de plantio ideal. O que deve beneficiar os negócios da companhia.