Entenda

Usuários perdem milhões de seguidores no Twitter após suspensão “massiva” de contas

Celebridades e até mesmo políticos, como Barack Obama, estão entre os que mais perderam seguidores

arrow_forwardMais sobre
Twitter
Twitter
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Celebridades e outros usuários do Twitter perderam milhões de seguidores na rede social nesta quarta-feira (11), após uma operação do Twitter que excluiu mais de 70 milhões de contas falsas e suspeitas da plataforma entre maio e junho.

Antes da confirmação de que contas haviam sido suspensas, rumores do caso fizeram as ações da companhia caírem cerca de 9% na segunda-feira (9), fazendo o Twitter perder cerca de US$ 3 bilhões em valor de mercado.

Os usuários que mais tinham seguidores na rede social, como a cantora Katy Perry, viram o número de seguidores reduzir drasticamente – Katy, por exemplo, perdeu mais de 1,5 milhões de seguidores. Outros cantores, como Justin Bieber, Taylor Swift e Lady Gaga, também perderam cerca de dois milhões de seguidores.

Aprenda a investir na bolsa

Políticos também foram afetados com a medida: o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, perdeu 2 milhões de seguidores.

“Essa atualização específica é focada nos seguidores pois é um dos recursos mais visíveis em nosso serviço e normalmente associado à credibilidade da conta”, escreveu a head de política e confiança do Twitter, Vijaya Gadde, no blog da companhia. “Ainda que as mudanças mais significativas venham a acontecer nos próximos dias, a contagem de seguidores deve continuar mudando regularmente como parte de nosso trabalho contínuo para identificar e desafiar as contas problemáticas”.

A conta do próprio Twitter foi a que mais perdeu usuários. O número caiu de 62,85 milhões para 55,35 milhões, uma queda de 12%. Os usuário médio da rede social, entretanto, deve perder somente entre três ou quatro seguidores, segundo a companhia.

Invista seu dinheiro e construa um patrimônio. Abra sua conta na XP