Usiminas adotará voto múltiplo em eleição para o conselho de administração

Assembleia para eleição dos conselheiros ocorre na próxima sexta-feira, 25 de abril

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Um dia antes de anunciar seu resultado do primeiro trimestre de 2014, a Usiminas (USIM5) comunicou aos acionistas que adotará o processo de voto múltiplo para a eleição dos membros do conselho de administração. A decisão veio após solicitação de acionistas e a assembleia geral ordinária para a eleição será realizada no próximo dia 25 de abril.

Segundo artigo 141 da Lei nº 6.404, que trata sobre as sociedades de capital aberto, a adoção do voto múltiplo faz com que cada ação valerá tantos votos quanto tiverem membros no conselho. Exemplo: se uma empresa tiver 10 conselheiros, cada ação dela terá o direito a 10 votos.

A vantagem para os minoritários é que, desta forma, eles podem concentrar seus votos em um único cargo do conselho, ganhando mais forças na eleição dos conselheiros – como o majoritário tentará eleger o máximo possível de “cadeiras”, os minoritários podem focar todos os votos em um só e eleger um candidato.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.