Ultrapar e Chevron criarão nova empresa de lubrificantes; Ipiranga terá 56%

Os planos são de que a rede Ipiranga tenha 56% de participação na empresa e a petrolífera americana, 44%

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Uma parceria entre a Ultrapar (UGPA3) e a Chevron foi firmada para a criação de uma nova companhia especializada na comercialização de lubrificantes, graxas, aditivos e coolants, informou o grupo brasileiro em comunicado ao mercado na manhã desta quinta-feira (4). Os planos são de que a rede Ipiranga tenha 56% de participação na empresa e a petrolífera americana, 44%. A transação ainda precisa ser submetida à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

“A associação unirá duas empresas altamente complementares e experientes neste mercado, visando a criação de valor por meio do compartilhamento de melhores práticas e do fortalecimento de sua posição no competitivo mercado brasileiro de lubrificantes”, conta o comunicado. A ideia é ampliar a capilaridade dos canais de vendas no Brasil por meio da rede de 7.241 postos da Ipiranga.

Lembra o informe também que a Ipiranga comercializou 206 mil metros cúbicos de lubrificantes, graxas e aditivos em 2015, e registrou receita de R$ 1,1 bilhão. No mesmo período, a Chevron comercializou 145 mil metros cúbicos de lubrificantes, graxas e fluidos para radiadores e registrou receita estimada de R$ 0,9 bilhão.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.