Planeja o ter um negócio próprio? confira os impostos que terá que pagar

Antes de decidir pela abertura de uma empresa, é preciso ter um planejamento tributário

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO –  Abrir uma empresa exige muita dedicação e planejamento, mas, acima de tudo, é importante que o empreendedor tenha total conhecimento sobre todos os aspectos que envolvem a administração de um negócio para atingir o sucesso.

E não basta apenas ter bons fornecedores, ir atrás dos clientes e contratar mão de obra. É fundamental saber a importância que a gestão fiscal e contábil tem, principalmente, quando o assunto é imposto. De acordo com Telmon Oliveira, especialista em contabilidade da Prolink Contábil, no Brasil é necessário ter planejamento tributário, pagar 59 tributos, dentre taxas, tarifas e contribuições, além de 93 obrigações que devem ser cumpridas para efetivar os pagamentos dos tributos.

Portanto, antes de abrir o seu negócio, confira os principais impostos e a finalidade de cada um deles. Vale ressaltar que as arrecadações de tributos pertencem à órgãos federais e estaduais, recolhidos anualmente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) – São os que incidem sobre faturamento mensal da empresa. O valor da alíquota equivale a 3% para empresas tributadas com base no lucro presumido, 7,6% para lucro real e 4% para instituições financeiras e assemelhadas. 

Contribuição sobre lucro líquido (CSLL) – Esta contribuição serve para pessoas jurídicas que optaram pelo lucro presumido, no qual a base de cálculo corresponde a 12% ou 32% da receita bruta da venda de bens e serviços. Já Para as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real e o lucro contábil, a alíquota é de 9%.

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) – Quando falamos de imposto de renda de pessoa jurídica, temos como base o lucro real, no qual a base de cálculo é realizada pelo lucro contábil ou presumido. A base de cálculo corresponde a um percentual aplicável sobre a receita bruta.

Continua depois da publicidade

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – O IPI se refere à saída de produtos de fabricação própria pelo estabelecimento produtor, importador e/ou equiparado a industrial. A alíquota varia de acordo com o produto industrializado.

Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) – Já o INSS diferentemente dos outros tributos acima, está relacionado à folha de pagamentos. A alíquota da empresa fica entre 20% ou 15%, dependendo de cada situação.

Programa de Integração Social (PIS) – É referente ao faturamento mensal da empresa. Alíquota de 0,65% para as empresas tributadas com base no lucro presumido e 1,65% para as empresas tributadas com base no lucro real. As entidades sem fins lucrativos contribuem com 1% sobre a folha de pagamento.

Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) – Operações relativas à circulação de mercadorias e dos serviços de transporte intermunicipal, interestadual e de telecomunicações, tendo em vista a alíquota geral em 18%.