Em negocios / tributos-de-empresas

Altos tributos são os maiores obstáculos para os pequenos empresários

Mais de 51% dos 480 PMEs entrevistados citaram os impostos como o maior empecilho para o crescimento

Impostos Tributos Imposto Taxas
(Thinkstocks)

SÃO PAULO - Os altos tributos continuam sendo o maior obstáculo do pequeno e médio empreendedor, informou um estudo realizado pela Catho, site de empregos, divulgado na Feira do Empreendedor 2014. Mais de 51% dos 480 PMEs entrevistados citaram os impostos como o maior empecilho para o crescimento.

A dificuldade em contratar talentos aparece em seguida, com 37,9%. Segundo os entrevistados, encontrar mão de obra qualificada e especializada, engajar e incentivar atuais funcionários e atrair pessoas interessadas na empresa estão entre os principais problemas enfrentados pelos PMEs.

“As empresas de pequeno e médio porte precisam encontrar diferenciais para contratar e reter talentos. Muitas demandas ficam abertas por longos períodos, principalmente com o mercado aquecido e, por conta das oportunidades nas grandes empresas, que muitas vezes oferecem benefícios mais sedutores”, afirmou o head de Estratégia e Pesquisa da Catho, Luis Testa. Segundo ele, o grande atrativo para estas empresas é a chance de crescer junto com a organização, ter flexibilidade de trabalho e possibilidade de criar e propor novas ideias.

Entre outros obstáculos estão a concorrência (32,1%), burocracia (22,7%), divulgação da empresa (21,3%), custo de financiamento (18,5%), falta de apoio do governo (15,8%), encontrar fornecedores parceiros (15,2%) e conseguir crédito (8,8%).

 

Contato