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Tokio Marine avança no seguro auto e fatura mais de R$ 10 bilhões no Brasil

Filial da seguradora japonesa registrou receita de R$ 11,3 bilhões em 12 meses até março e alcançou segundo lugar em seguro para automóveis

Rikardy Tooge

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A Tokio Marine Brasil é uma das filiais mais antigas da empresa japonesa de 143 anos. O braço brasileiro da seguradora, que está há 63 anos no país, obteve em 2022 seu maior faturamento da história: R$ 10,6 bilhões. Anualizando o resultado até março, a cifra chega em R$ 11,3 bilhões, de acordo com o presidente José Adalberto Ferrara.

“Há dez anos, nossa receita chegava a R$ 1,6 bilhão. Corrigindo pela inflação, seria algo próximo a R$ 3,2 bilhões. Isso significa que crescemos o faturamento três vezes em uma década”, afirma Ferrara ao InfoMoney, lembrando dos números que encontrou ao assumir a operação brasileira da Tokio Marine, em 2012.

No último ano, o lucro líquido da seguradora foi de R$ 570,1 milhões, também recorde. A Tokio Marine pagou cerca de R$ 5,3 bilhões em indenizações de seguros. Esse conjunto de números torna a empresa uma das principais seguradoras do país fora do segmento bancário.

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Do resultado recorde da companhia, duas verticais tiveram resultados relevantes.

Empresa ‘acelera’ no auto

O destaque fica para os seguros automotivos, produto em que a Tokio Marine cresceu 62% no último ano e atingiu algo próximo a R$ 6,5 bilhões em prêmio (como é chamada a receita dentro da indústria de seguros), com cerca de 2,6 milhões de clientes.

O desempenho jogou a companhia da quarta para a segunda colocação no ranking de seguradoras de automóveis da Superintendência de Seguros Privados (Susep), atrás apenas da Porto (PSSA3).

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José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine (Divulgação)
Ferrara, CEO da Tokio Marine: tecnologia e relação com corretores impulsionou venda de apólices de seguro auto (Divulgação)

Ferrara aponta que a digitalização dos serviços, em especial a criação de uma ferramenta que permite estimar o valor da apólice, ajudou a alavancar o serviço. A empresa investiu cerca de R$ 140 milhões nesta e em outras tecnologias para o cliente nos últimos anos.

“Temos modulados nossos produtos para auto, e hoje existem apólices em que é possível parcelar o prêmio e a franquia”, reforça José Adalberto Ferrara.

Apetite por ‘grandes riscos’

Além dos seguros para automóveis, os produtos focados para pessoas jurídicas também trouxe cifras expressivas e foi responsável por R$ 2,8 bilhões do faturamento.

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Produtos como riscos de engenharia, agronegócio e seguro cibernético foram alguns dos destaques, com crescimento acima de 50% em todos eles.

Esse crescimento fez a companhia subir de sétimo para a segunda posição no consolidado de seguros para PJs, também segundo a Susep. O presidente da Tokio Marine ressalta que produtos voltados à indústria eólica e solar são algumas das alavancas da operação.

“Nós temos vocação para grandes riscos, e neste segmento passamos a oferecer uma ‘apólice três em um’. Nela, cobrimos todas as etapas da operação. Primeiro o risco de engenharia, depois a responsabilidade civil e, por último os riscos operacionais do primeiro ano de atividade”, diz Ferrara.

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Avenida de crescimento

Entre as iniciativas de longo prazo, José Adalberto Ferrara destaca a joint venture com a Caixa Seguridade (CXSE3) na oferta de seguros residenciais, que cobrem riscos do imóvel, e  os habitacionais, que são aqueles em que o financiamento da casa é protegido.

“A Caixa tem grande expertise neste mercado e o banco já lidera o ranking de seguros habitacionais. Mas vemos potencial da nossa JV avançar nos dois segmentos e encostar na própria Caixa [o banco]”, estima o presidente da Tokio Marine.

Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br