Bug

Tilt? Robôs do Facebook apagam notícias sobre coronavírus por engano

O Facebook negou que o problema está relacionado a alterações na força de trabalho

(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na última terça-feira (17), usuários do Facebook relataram no Twitter que a rede social de Zuckerberg estava bloqueando artigos e reportagens sobre o novo coronavírus, no que parece ser uma falha em seus filtros de spam.

Diante da crescente pandemia de Covid-19, o Facebook enviou muitos de seus moderadores de conteúdo para casa, os substituindo por softwares automatizados. Em entrevista ao site Business Insider, Alex Stamos, um ex-executivo de segurança da companhia, especulou que essa mudança pode ser a culpada.

“Parece que uma regra anti-spam no FB está dando errado”, escreveu ele no Twitter. “O Facebook enviou moderadores de conteúdo doméstico ontem, que geralmente não podem trabalhar em casa devido a compromissos de privacidade que a empresa assumiu. Podemos estar vendo o machine learning enlouquecer com menos humanos supervisão”.

Aprenda a investir na bolsa

O Facebook, no entanto, negou que o bug estivesse relacionado a alterações na força de trabalho de moderação de conteúdo.

Diante das reclamações, Guy Rosen, VP de Integridade do Facebook, responsável pelas áreas de segurança e integração da plataforma, twittou que o problema foi com um sistema automatizado que remove links para sites abusivos, que removeu incorretamente outras postagens.

Rosen afirmou que o Facebook restaurou todas as postagem removidas por enganos, incluindo publicações sobre outros assuntos – além da Covid-19.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa zero para corretagem de ações.

PUBLICIDADE