Threads: ofensiva do Instagram já tem 30 milhões de usuários

Em 24 horas, plataforma já registrou 90 milhoes de reações, segundo comunicado da Meta

Wesley Santana

Logotipo da Meta Platforms é visto em Bruxelas, na Bélgica. 06/12/2022. REUTERS/Yves Herman

Publicidade

Na mesma semana em que o Twitter impôs limite na visualização de publicações, o Instagram lançou sua própria plataforma de textos curtos. Disponível nas lojas de aplicativos desde a quarta-feira (6), a nova rede social Thread já soma 30 milhões de usuários cadastrados, conforme informação divulgada por Mark Zuckerberg, CEO do grupo Meta (M1TA34)

Um balanço da Meta mostra que já foram publicadas 95 milhões de mensagens no intervalo de 24 horas e mais de 190 milhões de reações já foram compartilhadas.

O Thread tem uma usabilidade muito parecida com o twitter, tendo como principal característica a postagem de textos de até 500 caracteres. A rede social também permite a publicação de vídeos de até 5 minutos e duplica a verificação de contas de outras plataformas do mesmo conglomerado, como o Instagram.

Continua depois da publicidade

Em seu lançamento, a nova rede já ficou disponível para usuários de mais de 100 países, mas ainda sem a União Europeia, por causa de questões de privacidade de dados. Apesar disso, o sistema já pode ser usado no Reino Unido, que, embora esteja no continente, não faz mais parte do bloco econômico, portanto, tem regras diferentes.

A Meta não foi a única empresa a tentar lançar uma “cópia” do Twitter. Desde que Elon Musk adquiriu a rede e mudou algumas regras, novos serviços surgiram na tentativa de conquistar o público fiel do passarinho azul, como foi o caso da plataforma indiana Koo, que viralizou no Brasil em novembro do ano passado.

No caso da Thread, a empresa tem como diferencial as bilhões de contas ativas no Instagram e Facebook que podem ser convertidas. Desta forma, o crescimento da rede pode ser uma pedra no sapato do Twitter, que tem feito movimentos para monetizar o conteúdo e as contas ativas.

Continua depois da publicidade

“Nossa visão é pegar as melhores partes do Instagram e criar uma nova experiência para texto, ideias e para discutir o que estiver na sua mente. Eu acredito que o mundo precisa desse tipo de comunidade amigável, e sou muito grato a todos vocês que fazem parte da comunidade Threads desde o primeiro dia”, disse Zuckerberg, em vídeo publicado no Facebook.

Usuários e concorrentes de olho

Alguns dos usuários da Thread têm reclamado do fato de que, estando conectada ao Instagram, não é possível excluir uma das duas redes sociais e continuar com outra. Depois de cadastrado, ao tentar desativar a conta no Thread e continuar com o Instagram, o usuário pode ter seu perfil de fotos e vídeos também excluído.

“Neste momento, você não pode excluir seu perfil Threads sem excluir sua conta do Instagram. Isso é algo em que estamos trabalhando. Enquanto isso, você pode desativar seu Threads a qualquer momento. Desativar seu perfil Threads não desativará sua conta do Instagram”, diz a Meta.

Publicidade

Além disso, a nova plataforma tem sido alvo de críticas de especialistas e concorrentes em razão da captação de dados. Jack Dorsey, criador do Twitter e da Bluesky, foi quem puxou o coro de críticas ao escrever: “Todos os seus Threads pertencem a nós”, em referência ao pedido de acesso a questões de saúde, financeiras e até o histórico de navegação dos usuários.

Sites especializados em cibersegurança fizeram comparativos entre os dados captados pelas redes sociais, de acordo com as informações requeridas no momento do download. Em primeiro lugar, aparece a Thread, que pede acesso a 10 tipos de informações, e, em último, Mastodon, que é uma rede social descentralizada.