Termelétrica da Eletrobras em Candiota tem operação parcialmente suspensa

As unidades que serão paralisadas somam um total de 320 megawatts em capacidade instalada

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A Eletrobras deverá suspender a operação comercial de duas turbinas da termelétrica Presidente Médici – Fase B, em Candiota, no Rio Grande do Sul, “até que a condição operativa das unidades seja restabelecida”, segundo despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A usina, movida a carvão mineral, é operada pela CGTEE, subsidiária de geração termelétrica da Eletrobras. As unidades que serão paralisadas somam um total de 320 megawatts em capacidade instalada.

O complexo termelétrico do Candiota, com três fases (A, B e C), soma um total de quase 800 megawatts em potência instalada. As primeiras fases foram implementadas nos anos 70 e 80, enquanto a terceira foi concluída em 2011.

Continua depois da publicidade

O empreendimento chegou a ser multado pelo Ibama no ano passado em meio a acusações de descumprimento de regras estabelecidas para suas emissões nas fases A e B, mais antigas.

O despacho da Aneel no Diário Oficial não detalha os motivos da suspensão da operação, ressaltando apenas que a paralisação é temporária.

 

 

(Por Luciano Costa)