Supley: a empresa fundada por três amigos do interior que está perto do seu primeiro bilhão

Três adolescentes, amigos de infância, investiram tudo em uma empresa de suplementos alimentares em 2006; agora, a meta é 'preparar a casa' para um IPO

Mariana Amaro

Publicidade

O motor da economia do interior de São Paulo é o agronegócio. Mas em 2006, os três amigos de infância, Mariane Morelli, Carlos Philipe e Alberto Moretto, no final da adolescência, resolveram criar, em Matão, um município com 80 mil habitantes no interior de São Paulo, uma empresa de suplementos alimentares. Quando Morelli tinha 15 anos, seu pai faleceu e deixou uma pequena herança para a filha. “Era tudo que eu tinha. E tinha a certeza de que precisava fazer desse dinheiro o meu futuro”, contou, a empreendedora, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

Os dois amigos que seriam seus sócios também tinham o desejo de empreender. “Começamos a procurar o que fazer. E, como eram três adolescentes, começamos a buscar o que a gente gostava de fazer e a gente adorava ir para a academia. Percebemos que o mercado parecia estar crescendo e fomos pesquisar”, afirma.

Quando a empresa abriu, ela podia vender apenas um produto, por questões regulatórias. “Era preciso fazer os registros na Anvisa, e a liberação levava cerca de 18 meses. Então por um bom tempo, só podíamos vender um produto: a maltodextrina”, relembra. Nos cerca de 16 anos seguintes, a empresa passou a trabalhar em conjunto com a Anvisa e com órgãos regulatórios para ajudar no desenvolvimento do setor.

Continua depois da publicidade

Mais recentemente, a empresa buscou se expandir. Em 2018, a dona da marca Max Titanium comprou a Probiótica e se tornou líder em vendas de whey protein e creatina no país. Em 2023, deu outro passo de crescimento: comprou 50% da Dr. Peanut, uma fabricante de pasta de amendoim de Curitiba, no Paraná.

Hoje, o Grupo Supley quer se tornar uma ‘house of brands’, isto é, uma empresa com diversas marcas voltadas para públicos diferentes e deve atingir o faturamento de R$ 1 bilhão.

A empresa também tem a meta de vender 20 milhões de produtos em 2023 — um aumento de 25% na comparação com as vendas realizadas no ano passado — e quer deixar a ‘casa pronta’ para um IPO que acontecerá, segundo a fundadora, assim que houver uma janela de oportunidades.

Continua depois da publicidade

A história da Mariane Morelli e da empresa que ela fundou com seus amigos de infância é o tema do episódio #150 do podcast Do Zero ao Topo.

O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio nas principais plataformas de streaming como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

Publicidade

O programa já recebeu nomes como o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.