Startup argentina Nuvemshop capta US$ 89 milhões para expansão na América Latina

A empresa de Buenos Aires captou US$ 89 milhões em uma rodada de financiamento da série D liderada pela Accel Partners

Bloomberg

(Shutterstock)

Publicidade

A startup de comércio eletrônico argentina Tiendanube planeja usar capital novo para iniciar uma grande expansão na América Latina com o objetivo de alcançar o status de unicórnio nos próximos anos.

A empresa de Buenos Aires captou US$ 89 milhões em uma rodada de financiamento da série D liderada pela Accel Partners, que também teve participação da Thorntree Capital, Qualcomm Ventures e Kaszek Ventures.

O investimento será usado para expandir as operações no México e entrar na Colômbia, Chile e Peru, disse o cofundador e CEO, Santiago Sosa. É o maior investimento na empresa desde a rodada de US$ 30 milhões em outubro.

Continua depois da publicidade

A Tiendanube, que fornece uma plataforma para que comerciantes de pequeno e médio porte lancem lojas online personalizadas, triplicou o número de clientes em 2020, para quase 70 mil entre Argentina, Brasil e México. A empresa, que cobra dos vendedores uma taxa mensal para usar a plataforma e comissões, registrou US$ 690 milhões em transações em 2020.

“A pandemia acelerou alguns hábitos que inevitavelmente estavam mudando”, disse Sosa em entrevista. “Em breve, o comércio eletrônico deve superar as vendas no varejo na China, e a América Latina seguirá essa tendência.”

Em comparação com economias desenvolvidas, a América Latina tem grande potencial para continuar crescendo em comércio eletrônico. Apenas 21% da população da América Latina e do Caribe fez compras online em 2019, de acordo com relatório da ONU divulgado no ano passado. A região responde por 11% dos usuários de Internet do mundo, segundo o estudo.

Sosa não quis comentar sobre o valor da empresa, mas espera atingir o status de unicórnio em um futuro próximo.

“No caminho atual de crescimento, estamos muito próximos desse marco”, disse. “Poderia ser em 18 meses.”

O gigante do comércio eletrônico Mercado Livre, agora a maior empresa da América Latina em valor de mercado, não é visto como um concorrente direto, disse Sosa. Os clientes da Tiendanube usam a plataforma para fortalecer a própria marca e não apenas vender produtos.

Além de contratar até 60 pessoas para a equipe no México, a empresa também vai usar o investimento para oferecer mais opções de pagamento e entrega aos vendedores na Argentina, estratégia que já teve sucesso no Brasil.