Empreendedorismo

6 filmes e séries sobre empreendedorismo para assistir na quarentena

Separamos uma lista de séries e filmes sobre empreendedorismo para passar o tempo durante esse período de distanciamento social

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – “Shark Tank” é uma série de game show norte-americana, considerada referência para todos que desejam assistir a algum conteúdo sobre empreendedorismo.

Na produção, empreendedores vão até o programa para apresentar suas ideias de negócio aos “tubarões” — como são chamados os grandes investidores — em busca de um investimento potencial para alavancar seus projetos.

Contudo, essa é apenas uma das mais populares entre as séries que retratam a rotina e os desafios do empreendedorismo. Para você que é empreendedor e quer mergulhar mais fundo neste universo, nós selecionamos uma lista de títulos para consumir durante essa quarentena.

De produções mais técnicas a comédias, a lista envolve filmes e seriados que podem ou não ter ligação com o mundo empresarial, mas que, sem dúvidas, podem ensinar técnicas valiosas de gestão, negociações e cuidados na hora de gerenciar uma crise.

Para líderes e gestores que querem virar o jogo durante o lockdown, a XP Educação preparou um treinamento 100% online e gratuito com alguns dos maiores consultores de empresas do país. Clique aqui para participar agora.

Confira abaixo 6 filmes e séries sobre empreendedorismo para assistir na quarentena.

1 – Silicon Valley

Para os amantes de comédia, esta série é uma ótima pedida. Como o próprio nome deixa a entender, o enredo se passa no Vale do Silício, onde o jovem programador Richard Hendricks (Thomas Middleditch) tenta construir sua própria empresa, a Pied Piper.

Lançada em 2014, a narrativa tem início depois que Richard desenvolve um algoritmo inovador na compressão de arquivos e passa a viver em uma incubadora de negócios.

Ao longo da trama, Richard se vê obrigado a superar uma série de desafios no mundo do empreendedorismo, incluindo a tomada da decisão sobre se deve ou não aceitar um investidor externo como seu sócio na Pied Piper, e como melhorar sua postura como gestor.

Ao todo, a série conta com 6 temporadas, todas já lançadas e disponíveis na plataforma de streaming HBO Go.

2 – Steve Jobs

Lançada em 2015, a mais recente biografia de Steve Jobs (cofundador da Apple) é estrelada por Michael Fassbender, e mostra algumas complexidades da vida do magnata.

Sem seguir um modelo tradicional de narrativa, o filme conta com o uso de flashbacks, que se misturam com cenas do presente e ajudam a montar o quebra-cabeça da vida do empreendedor.

Para quem deseja aprender mais sobre o que fazer e o que não fazer na hora de gerir pessoas, esse filme é uma ótima escolha. Com detalhes sobre as exigências e ambições de Jobs, a trama traz pontos que foram fundamentais na trajetória de gestão da Apple e que acabaram por transformá-la em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O filme tem cerca de 2 horas de duração e está disponível na biblioteca de filmes do Google Play.

3 – O estagiário

Você já pensou no que fará depois que se aposentar? O filme “O estagiário” traz um olhar instigante sobre essa questão.

A trama conta a história de Ben (Robert de Niro), um senhor de 70 anos, que, em busca de algo que possa fazer sua vida ser agitada mais uma vez, se candidata a uma vaga de estagiário na About the Fit, uma startup de moda criada por Jules (Anne Hathaway).

Ao longo do filme, Jules se vê envolvida em um dilema entre sua vida pessoal e profissional, enquanto os investidores de sua empresa questionam sua capacidade de liderar a companhia. Ben, por sua vez, se encarrega de ajudar Jules nesse caminho e mostra que nunca é tarde para voltar à ativa.

“O estagiário” é perfeito para aqueles que desejam buscam conceitos de branding e gestão de marca, mas sem uma narrativa muito técnica. Durante o filme, a jovem Jules mostra como é importante prestar atenção no atendimento ao cliente e no gerenciamento de crises na hora de liderar uma empresa.

O filme tem mais ou menos 2 horas de duração e pode ser assistido na plataforma de streaming Netflix.

4 – Fome de Poder

Tratando de um dos maiores cases do sucesso do século 20, o filme conta a história de como os irmãos McDonald perderam o maior negócio de fast food do mundo.

A trama é estrelada por Michael Keaton, que vive o empresário Ray Kroc, responsável por transformar um modesto restaurante de beira de estrada em um modelo de negócio alimentício sem precedentes.

O filme também mostra a importância da arte da negociação e da criação de um modelo de operação em escala. Apesar de gerar controvérsia sobre o comportamento do protagonista, é um bom exemplo de como a marca é essencial, e como o empreendedor deve se manter fiel a ela.

O filme tem cerca de 2 horas e pode ser assistido na plataforma de streaming Netflix.

5 – Gestão e Adaptação: Preparando seu Negócio Para a Tempestade

Voltada exclusivamente para empreendedores de pequenos e médios negócios, a nova série da XP Educação promete trazer medidas práticas para ajudar sua empresa a sair mais forte da crise.  Ao todo, a série conta com 3 aulas ao vivo, ministradas por especialistas de gestão de pessoas, contabilidade e vendas. Cada uma delas, por sua vez, tratará de um tema específico e será exibida gratuitamente.

A primeira aula ao vivo será sobre a liderança de pessoas em tempos de crise. A segunda e a terceira tratarão, respectivamente, de estratégias de gestão de caixa e técnicas de vendas.

A proposta da XP Educação é, justamente, oferecer um conteúdo valioso para empresários e gestores que buscam a sobrevivência de suas empresas à crise.

As aulas começam nesta terça-feira (28) e, para participar delas de graça, basta clicar aqui.

6 – Walt antes do Mickey

Por fim, mas não menos importante, o filme “Walt antes do Mickey” conta a história do empresário norte-americano Walt Disney antes da criação do personagem Mickey.

A trama é baseada no livro homônimo e conta a história não só da criação do Mickey, mas também da trajetória de Walt como animador.

Além da questão biográfica, o filme também dá destaque ao cuidado que o animador tinha com seu personagem mais emblemático, e como isso foi levado para a marca como um todo. Nele, também são explorados conceitos de branding e gestão de marca utilizados pela Disney, hoje uma das marcas mais valiosas do mundo.

O filme tem cerca de 2 horas de duração e pode ser assistido na plataforma de streaming Google Play.

Algumas empresas estão conquistando resultados surpreendentes durante a crise. Quer que a sua seja uma delas? Então clique aqui para assistir de graça à série exclusiva “Gestão & Adaptação: Preparando seu Negócio Para a Tempestade”.